Concurso Soldado CBMSC: Teste de Aptidão Física

Agora que a prova objetiva do Curso de Formação de Soldados do CBMSC já passou, é hora de focar no Teste de Aptidão Física, o famoso TAF, segunda fase do concurso que acontece entre os dias 04 e 14 de dezembro de 2017.

Os candidatos serão avaliados em seis diferentes provas, sob critérios distintos para o sexo feminino e masculino.

TAF_Barra_fixa_FINAL

No exercício Barra Fixa, há uma diferença na forma como as candidatas do sexo feminino e os candidatos do sexo masculino realizam o exercício.

As mulheres devem permanecer na posição de flexão por um período mínimo de dez segundos. Já os homens devem realizar, no mínimo, três repetições do exercício, erguendo seu corpo até que o queixo passe a barra e retornando à posição inicial, com os braços estendidos.

 

TAF_apoio_FINAL

Neste exercício de Apoio em 4 tempos, todos os candidatos (F e M) executam o mesmo movimento, com a diferença de que as candidatas do sexo feminino terão que realizar 12 repetições, enquanto aqueles do sexo masculino, 16.

Para completar o exercício, o candidato deverá abaixar-se e, com a mão no solo, arremessar as pernas para trás, ficando em posição de prancha, retornando então à posição com joelhos flexionados e por fim, tornando a ficar em pé. UFA!

 

 

TAF_abdominal_FINAL

No Abdominal, os candidatos tem 60 segundos para completar o exercício.

O exercício inicia com o candidato deitado, com as pernas e os braços estendidos. O futuro Bombeiro deverá, então, flexionar os joelhos e abdômen, alcançando a “posição 1” e então retornar à posição inicial. As candidatas do sexo feminino devem completar 26 repetições, enquanto os candidatos do sexo masculino completam 32.

CORRIDA

376006_136442956459922_1063748869_n

Prof. André: “50 metros ou 50 exercícios de Lógica?”

Os candidatos também serão avaliados em duas provas distintas de corrida. A Corrida de Velocidade (50 metros) e a Corrida de Longa Distância (12 minutos).

  • Na prova de Velocidade, os candidatos do sexo masculino devem completar o percurso de 50 metros em um tempo máximo de 8 segundos. Já as candidatas do sexo feminino devem percorrer a mesma distância, em um tempo máximo de 9 segundos.
  • Na prova de Longa Distância, os candidatos tem 12 segundos para percorrer a distância de: 2 km para as futuras bombeiras e 2,4 km para os futuros bombeiros.

NATAÇÃO

A prova de Natação consiste em um percurso de 50 metros, que deve ser percorrido em um tempo máximo de 1 minuto e 20 segundos para as mulheres e de 1 minuto e 10 segundos para os homens. Os candidatos devem se apresentar trajando calção de banho ou sunga (masculino), maiô (feminino), touca e chinelo de dedo.

Agora que você já foi aprovado na prova objetiva, não pode perder o foco. Um bom preparo físico será essencial para sua aprovação no TAF!

E não esqueça: o exame de saúde inicia no dia 09/11, conforme cronograma disponibilizado no edital.

Boa prova e sucesso!

giphy

Anúncios
Esse post foi publicado em concurso público, Institucional e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s