Como estudar Administração Geral da FGV para o TJSC?

capa-como-estudar-admgeral

Um dos editais mais aguardados do ano chegou e para que você possa complementar seus estudos da maneira mais eficiente, elaboramos conteúdos específicos para o Concurso TJSC, cuja banca organizadora é a FGV. O edital já foi publicado e há vagas para os níveis médio e superior.

O professor de Administração Geral do Rico Domingues, Silmar Neckel, te ajuda na preparação para a prova da FGV para o TJSC. Confira:

► Analisando o edital da FGV, o que o professor acha que provavelmente terá mais enfoque nesta prova?

Certamente, pelo edital e pela natureza do cargo, para o Analista Administrativo o foco da parte específica estará em Administração. Ela já fez isso no concurso do TRT 12, que tinha o edital bem parecido. Dentro de Administração a FGV não costuma concentrar as questões em uma área. O comum é realizar questões que exigem conhecimento de vários assuntos, justamente para abordar todo o edital.

► Quais assuntos acha que o candidato deve ter mais atenção para estudar em Administração Geral?

Sem dúvida nenhuma a Administração Geral é a parte mais delicada desse certame. Isso porque você não consegue, principalmente nas provas da FGV, ter um alto desempenho apenas decorando o conteúdo. Simplesmente não dá. Nas questões o conteúdo precisa ser contextualizado e para tal é necessário entender plenamente as teorias gerenciais. Portanto é necessário que o aluno leia o conteúdo, assista as aulas, esquematize resumos, estruture os mapas mentais de cada assunto, resolva questões anteriores da FGV e faça os simulados.

► Quais assuntos de Administração Geral os candidatos costumam errar? Como podem evitar esses erros?

Como a Administração Geral da FGV tem essa pegada de contextualização, de tratar de um cenário de depois perguntar do que trata, não há um ponto maior de concentração de acertos e erros. Praticamente todos os assuntos de Administração estão conectados e tem um porquê de estarem ali. Esse edital, que já foi pedido pela FGV outras vezes, é bem completo e bem pensado.

► Como acredita que ficará a divisão dos assuntos de Administração Geral pelo número de questões?

Não há como prever a divisão por conteúdo em Administração Geral. E neste caso não é por desconhecer as práticas da banca. Muito pelo contrário. Já sabemos que ela apresenta questões que tratam de três ou até quatro assuntos diferentes. Essa prática/característica da FGV torna a prova muito mais desafiadora e qualquer estimativa de divisão de questões por conteúdo um mero chute ao acaso.

► A prática de exercícios para Administração Geral é recomendada? Quais?

Não diria recomendada, diria base. Diria condição inicial.

A FGV difere das demais bancas e se você não estiver acostumado com o estilo da banca, não estiver pensando como a banca, não vai conseguir um bom desempenho. Sempre falo para os meus alunos que “fazer questões é fundamental pois ao mesmo tempo estamos estudando o conteúdo, estudando a banca, nos conhecendo, criando indicadores de estudo e anulando as pegadinhas”.

► Estudar o conteúdo nem precisa de argumentação certo?

► Estudar a banca faz com que você não enfrente surpresas que te desestabilize no momento da prova, faz com que você consiga entender melhor o que o avaliador está querendo com a questão.

► Também muito é importante para o momento da prova o autoconhecimento. Naquele instante estaremos sozinhos e como eu sou? Como você é? Será que aquele minuto de hesitação diante de uma resposta é mesmo uma dúvida ou não seria apenas insegurança? Fazendo as questões eliminaremos a parte da insegurança pois já tivemos contato com o assunto e a forma de cobrar antes.

► Podemos criar indicadores e identificar quais são assuntos demandam ainda mais tempo de estudo, quais precisamos aprofundar e quais os assuntos que já dominamos e estão equilibrados. Dessa forma podemos otimizar o pouco tempo que temos para estudo!

► Por fim, as pegadinhas que não são infinitas. As bancas as repetem e a FGV não é diferente. E se você cair em uma pegadinha uma única vez, não vai esquece mais dela. E cá entre nós, é beeeem melhor cair em uma pegadinha fazendo as questões ou simulados do que perceber que a pegadinha estava na questão só depois, no momento de conferir o gabarito da provas, não é?

► Gostaria de dar uma dica de estudo para quem vai realizar as provas desse concurso?

Claro! Meus amigos, façam as questões pregressas da FGV. Primordialmente todas as questões cobradas nos últimos 4 (quatro) anos. É bem comum a FGV trocar os dados e repetir uma questão que já foi aplicada. A questão não fica igual, mas a forma de resolver é mesma.

► Acredita que as questões das últimas provas do TJ-SC foram bem elaboradas e distribuídas, quando se trata desta disciplina?

Sim. No último edital, que já foi feito pela FGV tivemos uma distribuição bacana de questões por conteúdo. Ocorre que de 2015 para cá a FGV melhorou ainda mais essa prática de distribuição e, com base nas últimas provas que fez tendo como referência o mesmo conteúdo de edital de Administração Geral, ela aborda praticamente todo o conteúdo sem uma concentração específica.

► Qual sua visão sobre o concurso do TJ/SC? É um bom investimento?

Sem sombra de dúvida! Diria que está entre as melhores carreiras públicas que temos no sul do país. E vários são os fatores para isso:

► o cargo é da esfera estadual que nas últimas décadas está melhor que a federal. A tendência é que este cenário se mantenha.

► hoje temos uma série de benefício no estado de Santa Catarina que não são mais praticados nas demais esferas.

► Além disso trata do judiciário que, como possui tem autonomia e independência administrativa financeira e orçamentária perante os demais poderes, tem maior facilidade de ajustes visando ajustem que o benefício do próprio órgão.

Assista à videoaula de Administração Geral para o Concurso TJSC 2018.

admgeral.jpg

Com essas dicas do Prof. Silmar Neckel, você já pode dar um gás em sua preparação para o concurso TJSC com a FGV.

Deixe a gente te ajudar também a ser servidor do TJSC! Venha com o Rico Domingues: Cursos em ritmo avançado com resolução de + de 1.000 questões. Saiba mais: http://bit.ly/CursoTJSC2018

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Concursos Tribunais, TJ SC e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s