Ministério Público Federal quer novo concurso do INSS em 60 dias

mpf-recomenda-blog.jpg

O Ministério Público Federal divulgou, nesta terça-feira, um documento de recomendação urgente para um novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS. De acordo com o documento, as atividades do órgão estão muito prejudicadas pelo déficit de servidores ativos.

O MPF recomenda que um novo edital seja lançado em até 60 dias e que a posse desses novos servidores aconteça ainda em 2019, 180 dias a partir da data de autorização do certame. Ele argumenta que o Concurso INSS 2015 admitiu apenas 950 servidores – número que não supriu nem metade do déficit de 2.297 cargos vagos de Técnico na época. E desde então, esse número de vacâncias chegou a cerca de 10 mil, além de outros 9 mil servidores que já estão em condição de aposentadoria.

PROCESSOS DO INSS VIA INTERNET
O órgão afirma, ainda, que os processos de agendamento prévios por meio de telefone, internet e outros, que visariam agilizar as demandas, não causam o efeito esperado. De acordo com números levantados pelo próprio INSS, mais da metade dos beneficiários tem indicativos de possuir pouca ou nenhuma habilidade com a ferramenta virtual.

A falta de servidores no INSS têm causado, também, danos aos cofres públicos. O MPF divulga que processos judiciais de natureza previdenciária geraram um custo de R$ 4,6 bilhões somente em 2016.

Considerando estes, dentre muitos outros argumentos, o MPF recomenda 1) que o Ministério da Economia autorize, em até 30 dias, a realização de um concurso público, visando preenchimento dos cargos vagos; 2) que o INSS elabore cronograma para realização do certame, em 30 dias a partir da autorização do Ministério da Economia.

Confira:

RECOMENDACAO MPF

Clique aqui e veja o documento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Concursos Nacionais, INSS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s