Concurso INSS: Situação crítica aumenta a necessidade de novas contratações

ConcursoINSS-01

Já faz algum tempo que os rumores de um novo concurso do INSS circulam entre os concurseiros de plantão. Neste ano, as expectativas se intensificaram, uma vez que somente nos primeiros meses de 2019 o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já apresentou mais de 2 mil pedidos de aposentadoria pelos atuais servidores. A situação tende a ficar ainda mais grave ao decorrer dos próximos meses, subindo para 10 mil servidores em condições de se aposentar.

Os números do INSS apontam que, desde agosto de 2016, o órgão perdeu cerca de 4 mil servidores.

2016 (a partir de agosto) 299 servidores aposentados
2017 2.013 servidores aposentados
2018 (até setembro) 1.912 servidores aposentados

No dia 13 de fevereiro de 2019, a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) se reuniu pela primeira vez com o novo presidente do INSS e efetuou a cobrança de um concurso em busca de servidores. O presidente Renato Vieira, ainda que não tinha mencionado um prazo para a autorização, reconheceu a necessidade de um novo certame.

No início de 2019, o pedido de concurso para o INSS ganhou movimentações e chegou até a Assessoria Parlamentar. O Governo Federal, por sua vez, já começou a estudar os processos para que a autorização dos concursos mais urgentes seja concedida, entre eles está o INSS, que poderá ter prioridade na fila dos avais.

Ainda que recentemente o INSS tenha dado início a um processo de digitalização dos seus serviços, a digitalização não é capaz de extinguir a necessidade de novos servidores, o que reforça a necessidade de um novo concurso – principalmente quando consideramos o principal público beneficiário da Previdência Social, onde nem todos são capazes de utilizar a tecnologia e continuam a depender do atendimento presencial.

Fonte: FENASPS

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, INSS e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s