Receita Federal: Situação crítica aumenta a necessidade de concurso público

blog-receitafederal-deficit-01

É urgente a necessidade de um novo concurso público para contratar servidores para os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário da Receita Federal. Atualmente, o órgão conta com um déficit de 11.325 auditores fiscais e 10.416 analistas tributários.

A solicitação para abertura de concurso foi enviada ao Ministério do Planejamento ainda em 2017 e segue aguardando autorização do Ministério da Economia (atualmente, o órgão responsável pela pasta do Planejamento).  Devido à crítica situação do órgão e ao reflexo disso na arrecadação do país, a autorização do concurso é esperada para breve, para que as atividades do órgão não sejam ainda mais prejudicadas.

O cargo de Auditor Fiscal tem remuneração inicial de R$ 21.029,09 e o cargo de Analista Tributário, de R$ 12.142,39.

Em entrevista ao portal Folha Dirigida, o diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Odair Ambrósio, apontou a gravidade da situação, afirmando que “20% dos auditores, 13% dos analistas e 47% servidores administrativos já podem se aposentar“.  Ainda segundo ele, há ameaça de paralisação das atividades do órgão, devido ao déficit de servidores.

Paulo Campolina, diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público, informa que a defasagem no quadro pessoal do órgão já reflete no pedido de vagas a serem oferecidas no concurso. A solicitação atual da Receita Federal é de 3.000 vagas para o cargo de Analista Tributário e 2.000, para Auditor Fiscal.

O Sindireceita vem pressionando o órgão, apontando a dificuldade no exercício de fiscalização nas fronteiras como principal razão para a necessidade de um novo concurso. A Receita Federal, por sua vez, repassa ao governo federal a cobrança pelo concurso para contratação de novos servidores.

O último concurso para Auditor da Receita Federal foi realizado em 2014, exigindo nível superior completo e cobrando conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Administração Geral e Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Auditoria, Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária e Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.

Já para o cargo de Analista Tributário, a última contratação aconteceu em 2012 e também exigiu nível superior completo. As disciplinas cobradas foram: Língua Português, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Direito Constitucional e Administrativo, Administração Geral, Direito Tributário, Contabilidade Geral, Legislação Tributária e Aduaneira (área Geral) ou Direito Tributário, Contabilidade Geral e Informática (área de Informática).

Como se preparar para o Concurso da Receita Federal

Um concurso muito esperado, de alto nível, concorrido e com uma excelente carreira e remuneração. Como se preparar para uma prova como esta?

Este é o momento para quem quer se preparar para a Receita Federal: foque em um curso preparatório e dê prioridade de estudos nas disciplinas que são imutáveis e comuns aos dois cargos da Receita: Auditor e Analista. Um exemplo seria a disciplina de Legislação Aduaneira, cobrada nos últimos concurso para estes cargos. aconselha o coordenador geral do Rico Domingues, Pedro Quirino.

Extensivo Fiscal, do Rico Domingues, é um curso preparatório completo para este tipo de carreira, principalmente para o Concurso Receita Federal. No módulo Março/2019, você vai ter disciplinas muito importantes para o concurso da Receita Federal, como Legislação Aduaneira.

Conheça o Módulo Março/2019:

  • Início: 12/03
  • Duração aproximada: 9 semanas
  • Carga horária: 26 encontros + 01 simulado, 108 h/aula
  • Laboratório presencial de Redação
  • Monitoria presencial de Raciocínio Lógico

Quer ter acesso a todos os módulos do curso Fiscal e mais: acesso a todos os cursos para concursos da plataforma EAD do Rico Domingues? Conheça o Extensivo Fiscal TOP →

Esse post foi publicado em Carreira Fiscal, Concursos e Editais, Concursos Nacionais, Concursos Públicos, Receita Federal e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s