Descubra como escrever ajuda na memorização do conteúdo

blog-dicadeestudo.png

O professor Piccini traz em seu canal no YouTube uma dica muito importante sobre memorização para quem está estudando. Separamos alguns pontos importantes desse vídeo e trazemos aqui para você.

→ Escreva à mão

Apesar de melhorar a produtividade, pois torna o estudo mais rápido, digitar não facilita o aprendizado. Quando falamos em escrever para memorizar, nos referimos a escrita à mão, que envolve o aprendizado ativo.

A importância do aprendizado ativo está em envolver diversas áreas do seu cérebro. Quanto mais áreas forem envolvidas no aprendizado, mais fácil memorizar o conteúdo, que você vai precisar recordar na hora da prova.

→ Não basta copiar

Quando falamos em escrever à mão, é preciso ter cuidado. Copiar o conteúdo, apesar de já ser uma atividade que ajude, não é suficiente. A melhor opção é fazer anotações e a grande diferença entre copiar o que o professor passa e anotar é que quando você anota, você está buscando a informação na sua mente. Você recebe o conteúdo, o absorve e processa e então faz anotações com suas próprias palavras.

→ Simplifique as anotações

Uma dica prática é simplificar as informações na hora de anotar. Reduzir a informação ou simplificá-la em palavras-chave ou tópicos é uma boa maneira de garantir que você não dependa tanto do papel. Dessa forma, você terá gatilhos para lembrar o conteúdo, mas precisará buscar o resto das informações em seu cérebro, trabalhando ainda mais sua memória.

Coloque essas dicas do professor Piccini em prática e nos conte quais foram os resultados!

Fonte: Professor Piccini.

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Dicas de estudos, Vida de Concurseiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s