9 dicas científicas de estudos para impulsionar seu aprendizado

blog-9dicascientificas

Você passa longos períodos ou até vira a noite estudando? Estuda tudo de uma vez, relê todo o conteúdo e passa horas destacando pontos importantes na apostila? Talvez sua estratégia de estudos não esteja funcionado para você e há um motivo para isso.

Continuando com os conteúdos que visam ajudar você a melhorar cada vez mais seus estudos para concursos públicos, hoje trazemos a tradução de oito dicas científicas de estudos. Essas dicas foram apresentadas pelo canal AsapSCIENCE e podem te ajudar a estudar de forma mais eficiente. Confira:

1. Sessões de estudos são mais eficientes em períodos pequenos

Ao invés de tentar estudar por 10 horas seguidas, é preferível segmentar os estudos em 20 intervalos de 30 minutos. Isso porque o cérebro processa melhor as informações em sessões curtas e repetitivas, ao invés de um período longo. É por isso que aulas de diferentes habilidades são organizadas desta forma, em sessões curtas e repetidas.

2. Virar a noite estudando se tornou comum, mas este hábito é frequentemente conectado aos piores desempenhos

Horas prolongadas de estudos à noite podem ter efeitos negativos na capacidade de memorizar e raciocinar por até quatro dias. Em contrapartida, separar horários específicos durante o dia e a semana apenas para estudar prepara seu cérebro, criando uma rotina e tornando mais fácil o aprendizado, pois seu cérebro fica treinado a aprender nestes horários.

3. Passar horas relendo ou destacando suas anotações não é eficiente

Este método não melhora seu entendimento dos assuntos e não conecta conceitos importantes uns aos outros, podendo até ser prejudicial, pois desvia sua atenção para conteúdos menos importantes. Por outro lado, fichas de estudos são ótimas ferramentas de memorização, que podem ser utilizadas nas sessões de estudos, ou em momentos como filas de banco, espera de consultas ou viagens de ônibus.

4. Definir um objetivo específico para cada sessão de estudos é essencial

Ao invés de estudar sem objetivo, escolha um ponto específico para focar, sejam tópicos de Direito Administrativo ou questões de Raciocínio Lógico. Assim, seu cérebro consegue focar melhor em entender aquele assunto.

5. Se você não conseguir explicar um assunto de forma simples, então você não o compreendeu bem o suficiente

Dois grupos receberam um conteúdo para aprender, sendo que em seguida o primeiro grupo teria que responder a um teste sobre o assunto e o segundo grupo teria que ensinar o conteúdo para outras pessoas. O estudo mostrou que aqueles que deveriam ensinar compreenderam o assunto muito melhor do que aqueles que responderam ao teste. Quando você precisa ensinar, seu cérebro organiza as informações em uma estrutura mais lógica e coerente.

6. Treine. Treine. Treine.

Simulados ajudam a ambientar seu cérebro para o momento da prova. E mesmo que você cometa erros, isso ajudará a identificar buracos no seu aprendizado. Simulados também ajudam a melhorar a confiança dos estudantes, o que leva a melhores resultados.

7. Onde você deveria estudar?

Pesquisas mostram que ter um local designado para estudar, que esteja equipado com tudo que você precisa para os estudos, é a melhor estratégia. Assim como marcar horários, ter um local específico prepara seu cérebro para entrar no modo de estudos.

8. Aproveitando, guarde seu telefone já!

Essa dica é óbvia, mas as notificações de mensagens e redes sociais diminuem severamente a concentração.

 

Fonte: The 9 BEST Scientific Study Tips

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas de estudos, Vida de Concurseiro e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s