Como se manter motivado a estudar?

como-se-manter-motivado-8

Estudar é uma tarefa árdua, principalmente para concurseiros que sabem que é preciso muito esforço e dedicação para conquistarem a tão sonhada vaga. Mas para conseguir manter o foco, é necessário uma peça chave nessa estratégia: motivação.

Sem motivação, a tarefa de estudar se torna ainda mais dolorosa, mas também não é fácil encontrar uma maneira de se manter motivado sempre.

Com intuito de ajudar você a encontrar essa motivação, o professor Piccini, do blog Estudar e Aprender, definiu alguns passos a serem seguidos e trazemos agora para vocês:

1. Definir corretamente um objetivo específico

Objetivos nos ajudam a ter motivos para estudar, mas apenas os bem definidos são eficientes. Dizer que seu objetivo é passar num concurso público é abrangente demais. Quando for definir seu propósito, seja específico:

► Quero passar no concurso da Polícia Federal para Agente, em 19 de agosto de 2018.

Lembre-se de definir objetivos realistas. De nada adianta você estabelecer uma meta inalcançável só para acabar se frustrando. Seu cérebro vai saber que chegar àquele resultado é impossível e não irá se esforçar para isso.

2. Definir metas a serem cumpridas

Um objetivo a  longo prazo pode parecer algo muito distante a ser alcançado. Por isso, é importante traçar metas a serem cumpridas, também, a curto prazo.

Ao cumprir suas metas, você fica mais próximo de alcançar o que deseja, como passos que você dá para caminhar em direção ao seu objetivo final. Mas assim como seu objetivo, é importante definir suas metas de forma clara e mensurável.

► Assistir 06 aulas de Direito Administrativo
► Resolver 1.000 questões de provas anteriores

Após definir seus passos, é importante dividi-los em metas diárias para que você possa acompanhar seu desempenho e também estabelecer suas recompensas.

3. Definir recompensas para metas alcançadas

Quando você define os passos que precisa seguir para alcançar seu objetivo, seu caminho até ele toma forma. A partir daí, você precisa calcular o tempo que tem para trilhar esse caminho e dividir suas metas por dia ou semana, para manter o ritmo certo.

► Assistir uma aula de Direito Administrativo por semana
► Resolver entre 150 e 200 questões de provas anteriores por semana

Com suas metas definidas, é hora de estabelecer as recompensas que você se dará ao alcançar cada uma delas. Escolha algo que te faça bem e feliz e utilize como recompensa, construindo uma base para se motivar a continuar estudando.

A recompensa pode ser comer algo que você gosta muito, assistir à um episódio de um seriado, ou jogar algum jogo que te permita relaxar. Recompensas ajudam a estimular o cérebro a trabalhar pelos seus objetivos.

4. Definir seus motivos

Todas as etapas que você criou para conseguir manter a motivação dos estudos só estarão completas quando você puder, enfim, definir seus motivos. Você já estabeleceu o que você quer, mas por que você quer isso?

► Quero passar no concurso para o cargo de Agente Federal, porque sempre sonhei em trabalhar na Polícia Federal e a remuneração também me atrai.

Quando você consegue entender o motivo de estar trilhando o caminho que escolheu, encontrar a motivação todos os dias para levantar-se e estudar com afinco se torna muito mais fácil.

Coloque em ação!

Agora que você tem um passo-a-passo de como se manter motivado nos estudos, procure seguir esse planejamento para conseguir estudar de forma cada vez mais eficiente.

 

Clique aqui para conferir o post completo no blog do Prof. Piccini.

Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Dicas de estudos, Vida de Concurseiro e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como se manter motivado a estudar?

  1. Pingback: Como vencer a preguiça de estudar? | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s