Como se concentrar nos estudos?

como-se-concentrar-nos-estudos

Sabemos que concentração é uma palavra muito importante e também assustadora na vida de quem estuda para concursos públicos. É aquele algo do qual você está sempre precisando, mas não sabe muito bem como conseguir.

Para ajudar nossos concurseiros, selecionamos algumas dicas do professor Piccini, do blog Estudar e Aprender, sobre como melhorar sua concentração nos estudos. Confira:

Primeiramente, é preciso entender que isto é uma questão de treino. Acreditar que alguns nascem com a capacidade de ter foco, e outros não, é um caminho certo para o fracasso. É verdade que algumas pessoas têm maior facilidade devido ao tipo de criação que tiveram ou o tipo de conhecimento que construíram ao longo da vida. No entanto, todos podem treinar e desenvolver a habilidade de se concentrar.

Mas é preciso ter disciplina: se esforçar e treinar sua concentração todo dia. Um bom jeito de fazer esse treinamento é pela repetição. A estratégia do prof. Piccini é simples, mas eficiente: sempre que você perder o foco durante um estudo, é fundamental que retorne ao ponto em que se dispersou e refaça a leitura quantas vezes forem necessárias, até que complete a meta que havia estabelecido. Se você planejou ler dez páginas, leia dez páginas, ainda que você tenha que reler o mesmo trecho diversas e diversas vezes.

Essa estratégia também vale para quando estiver assistindo à uma videoaula. Se você perceber que não conseguiu reter nada do que foi ensinado na aula que está assistindo, volte ao ponto em que perdeu a concentração e reveja a aula a partir de então. Reveja a aula quantas vezes precisar para que consiga aprender o conteúdo. E complete a meta estabelecida: se decidiu assistir à três videoaulas, assista às três, revendo alguns trechos se for necessário.

Mesmo que no começo pareça que você está “perdendo tempo”, é importante ressaltar que esta fase inicial é a base para conseguir desenvolver o hábito de se concentrar. Você está treinando seu foco e enviando a mensagem correta ao cérebro, ao invés de deixá-lo acreditar você não é capaz.

Quando você força sua concentração, decide focar e refaz a leitura quantas vezes precisar, ativa áreas do cérebro que trabalham essa aptidão e vai desenvolvendo cada vez mais essa capacidade. Se você se propor a atingir suas metas com foco toda vez que for estudar, se mantenha firme e se permita treinar e fortalecer essa habilidade.

Faça o teste por 30 dias. Nos próximos 30 dias, proponha-se a estudar com concentração. Estabeleça metas: páginas a serem lidas ou videoaulas a serem assistidas com foco. Quando notar que está dispersando, volte e refaça a leitura ou reveja a aula. Depois de 30 dias, você vai perceber que sua concentração está cada vez melhor e você não está se dispersando com tanta facilidade.

E aí, o que achou das dicas do prof. Piccini? Vale a pena tentar esta estratégia e observar os resultados em seus estudos!

Confira o vídeo em que você encontra a dica completa do professor Piccini.

Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Dicas de estudos, Vida de Concurseiro e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s