As 3 fases da preparação para concurso público

as-3-fases-de-preparacao-concurso

Sabemos que estudar para concurso público pode se tornar uma rotina árdua, que requer muita energia e planejamento do concurseiro. E muitos concurseiros ainda pecam na falta de organização, que é essencial em sua preparação com foco nesses concursos mais concorridos.

É importante entender que a preparação não deve iniciar apenas após a publicação do edital de seu interesse. Concursos altamente concorridos exigem que os candidatos estejam estudando com muita antecedência para que possam apresentar a competitividade necessária para este tipo de prova.

Para ajudar você a entender como estudar para provas nas diferentes fases da preparação, separamos essas dicas importantes que vão ajudar no seu planejamento de estudos.

1. Início

Enquanto o edital do concurso dos seus sonhos não é publicado, ou enquanto você ainda não tem um foco específico, é importante se concentrar nas disciplinas mais recorrentes de concursos públicos em geral.

Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Administração, Direito Constitucional e Direito Administrativo são ótimas apostas para iniciar seus estudos. Essas disciplinas são comumente cobradas em concursos para os mais diversos cargos, principalmente na área administrativa.

Para esta fase da preparação, o ideal é você buscar um curso extensivo que seja preparatório para concursos em geral. Assim, o foco estará em criar uma base teórica dessas disciplinas mais comuns e não em estudar para um edital específico.

Quando você inicia os estudos sem a pressão de uma data de prova já marcada, você consegue focar em entender o conteúdo em sua forma mais básica e assim, quando definir o concurso para o qual você quer estudar, você já conhecerá a teoria e poderá, então, direcionar os estudos.

2. Pré-edital

Já construiu uma base com as disciplinas mais recorrentes? Definiu o concurso para o qual você está se preparando? Agora é hora de começar a direcionar os estudos!

Muitos órgãos públicos já têm tendências a contratar certas bancas para organizarem seus certames. Por isso, é possível já ter algum direcionamento nos estudos, antes mesmo da contratação. De toda forma, assim que a instituição organizadora for definida, é hora de focar os estudos nessa instituição.

Cada banca tem um perfil e um jeito de tratar os assuntos. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, tem características bem únicas em suas provas de Língua Portuguesa. Esse é o momento de conhecer quem irá realizar o concurso.

Procure o histórico da banca. Ela já realizou algum certame para o órgão que você está almejando? Algum outro órgão similar? Busque as provas anteriores realizadas por ela e selecione as questões das disciplinas que serão cobradas em seu concurso. Dessa forma, você poderá conhecer como a banca cobra determinado assunto e quando chegar o dia da prova, você evitará surpresas.

Nessa fase, vale investir em cursos pré-editais que te proporcionarão preparação focada em um determinado concurso. Após ter construído uma base dos conceitos gerais das principais disciplinas, você conseguirá focar na prova para qual está se preparando.

3. Pós-edital

Quando o edital do concurso que você almeja for publicado, você já precisa estar no ritmo certo de estudos. Aguardar a publicação do edital para dar início aos estudos é uma aposta arriscada. As provas estão cada vez mais concorridas e quem estuda com antecedência sai na frente.

Após ter feito toda uma preparação pré-edital, chegou a hora de focar 100% no conteúdo programático do seu edital. Você já tem conhecimento dos conteúdos e já conhece a banca, o plano agora é analisar com profundidade o que consta no edital e verificar quais são suas maiores dificuldades para estudar com afinco e revisar os conteúdos que tem mais facilidade.

Cursos pós-editais costumam ter um ritmo mais avançado, até pelo pouco tempo que costuma existir entre o momento da publicação do edital e a data da prova. Buscar um curso que foque 100% no seu concurso é ideal para finalizar seus estudos com acompanhamento de professores que são especialistas em concursos públicos.

Em qual fase você se encontra?

Saber identificar a fase da preparação em que você se encontra é fundamental para traçar um plano de estudos eficaz. Tenha força e foco e bons estudos!

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Dicas de estudos, Vida de Concurseiro e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s