Como estudar Administração Pública da FGV para o TJSC?

capa-como-estudar-admpublica

Um dos editais mais aguardados do ano chegou e para que você possa complementar seus estudos da maneira mais eficiente, elaboramos conteúdos específicos para o Concurso TJSC, cuja banca organizadora é a FGV. O edital já foi publicado e há vagas para os níveis médio e superior.

A professora de Administração Pública do Rico Domingues, Tamilly Viríssimo, te ajuda na preparação para a prova da FGV para o TJSC. Confira:

► Analisando o edital da FGV, o que a professora acha que provavelmente terá mais enfoque nesta prova?

A FGV é um centro de estudos avançado de Administração Pública, assim, consegue elaborar questões com alta densidade teórica, sem recorrer a padrões utilizados por outras bancas. Então, ao invés de esperar questões comumente encontradas em outras bancas (Modelos Teóricos da Administração Pública e Reformas Políticas), o grande foco da Fundação é POLÍTICAS PÚBLICAS. As questões da FGV também demandam um olhar crítico e com aplicação prática do conteúdo, não espere apenas o conteúdo teórico de Políticas Públicas, mas em um caso concreto. Além disso, seguindo um padrão geral de todas as bancas, outro assunto a ser abordado e recentemente em alta: GESTÃO POR RESULTADOS NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

► Quais assuntos acha que o candidato deve ter mais atenção para estudar em Administração Pública?

A grande atenção será para Políticas Públicas! E uma dica: leia a teoria e a todo tempo reflita sobre exemplos para cada etapa do ciclo de Políticas Públicas e suas tipologias.

► Quais assuntos de Administração Pública os candidatos costumam errar? Como podem evitar esses erros?

O preconceito com a Administração Pública em nossa realidade fática acaba induzindo o candidato a erros na resolução da prova, o principal deles é encontrar apenas desvantagens na Burocracia. O que sempre digo para os meus alunos: “se até o Bresser Pereira, o mais gerencial dos autores, viu benefícios na Burocracia, não caiam na tentação de assinalar assertivas que contenham apenas críticas a Burocracia”.

► Como acredita que ficará a divisão dos assuntos de Administração Pública pelo número de questões?

O edital do último concurso é muito semelhante a esse, então a distribuição das questões deve seguir a mesma linha. Outro ponto interessante desta banca é a elaboração de questões que englobam diversos conteúdos, restando difícil a categorização por assunto. No concurso passado foram 2 questões de Políticas Públicas, 1 de Estado de Bem Estar Social, 2 de Gestão por Resultados (contendo Reformas Administrativas, Governança e Governabilidade) e 2 de Flexibilização da ação estatal (como esse conteúdo não está neste edital, deve se desmembrar em 1 questão de Governança e outra sobre a Reforma Gerencial).

► A prática de exercícios para Administração Pública é recomendada? Quais?

Claro! Será dessa maneira que você se habituará aos termos utilizados. Como já falei, as questões da FGV também demandam um olhar crítico e com aplicação prática do conteúdo. Como não existem tantas questões de Administração Pública, quando finalizá-las, façam da Cespe, FCC e Esaf.

► Gostaria de dar uma dica de estudo para quem vai realizar as provas desse concurso?

Já fui concurseira, tive aprovação em alguns concursos e durante esses anos que dou aula no Rico Domingues Concursos, vendo tantos aprovados, cheguei a uma conclusão, que pode soar meio óbvia, mas é real: quem passa no concurso não é o mais inteligente e sim o mais bem preparado psicologicamente. Muitos estudam sem acreditar que será possível a aprovação, responsabilizando a falta de tempo, de estudo, o emprego que suga tempo e energia, a grana curta.

Muitos olham apenas para os lados, se comparam aos colegas e se sentem em posição inferior sempre. Não entendem que todos travamos batalhas diárias e possuímos problemas – de ordem e complexidade diferentes, mas todos tem – o que nos diferencia é a maneira como lidamos com eles.

A minha dica não será de estudo – até porque, cada um vai encontrar seu método -, mas será um alerta para quem prestará a prova: confie na aprovação! Sem isso, já adianto, ela não virá!

Quando fiz o concurso para o TRT, já havia escolhido o anel que me daria de presente – antes mesmo da prova. Tenho certeza que o foco e obstinação que sempre guiaram meu caminho foram fatores cruciais para alcançar o primeiro lugar.

► Qual sua visão sobre o concurso do TJ/SC? É um bom investimento?

Sou Analista Judiciário – Área Administrativa no Tribunal Regional do Trabalho e temos muito contato com os servidores do TJ/SC. O Poder Judiciário, num contexto geral – e o Tribunal de Justiça catarinense endossa com peso este cenário – é o Poder mais técnico, profissionalizado e distante das interferências políticas da Administração Pública.

Prova disso são os índices avançados dos Tribunais no Levantamento de Governança de Pessoas do Tribunal de Contas da União – que também analisa os Tribunais de Justiça. Governança na administração pública se refere a uma série de práticas e sistemas que demonstram a capacidade de um Estado em formular, planejar, programar e cumprir suas funções visando ao bem-estar da sociedade. Quanto mais valor se entrega, melhor costuma ser a governança. Assim, trabalhar num órgão situado nas melhores posições é garantia de ambiente corporativo destacado.

Desse modo, aliado a um ambiente que possibilita crescimento profissional, capacitação continuada, o Tribunal de Justiça proporciona ainda salários convidativos e possibilidade de ocupação de funções e cargos comissionados. E, ainda, para os mais vaidosos, status e prestígio social, que poucos órgãos têm quanto o Poder Judiciário.

 

Com essas dicas da Profª Tamilly Viríssimo, você já pode dar um gás em sua preparação para o concurso TJSC com a FGV.

Deixe a gente te ajudar também a ser servidor do TJSC! Venha com o Rico Domingues: Cursos em ritmo avançado com resolução de + de 1.000 questões. Saiba mais: http://bit.ly/CursoTJSC2018

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Concursos Tribunais, TJ SC e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s