5 hábitos eficientes de estudos que triplicam a velocidade de seu aprendizado

5habitoseficientes

IMG_1941

Uma das perguntas mais frequentes de quem estuda é como fazer para ter um tempo de estudo mais produtivo. Há como otimizar o tempo e estudar de forma mais eficiente?

Sim. Existem maneiras de potencializar os estudos e aprender em 50 minutos o que você levaria três horas para estudar. Separamos e traduzimos algumas dicas do site Develop Good Habit que vão te ajudar a criar hábitos de estudos mais eficientes.

São cinco hábitos simples que você deve desenvolver. Eles são fáceis de implementar e podem, inicialmente, parecerem triviais. Mas quando combinados, esses hábitos têm o poder de potencializar sua habilidade de aprender.

Tenha a mentalidade certa

É difícil estudar e aprender de forma eficiente se você não está com a mentalidade certa. É uma questão não só de foco, mas também de estar pronto e disposto a estudar.

Entenda o por que de você estar aprendendo algo. É para um diploma? Para conseguir um emprego? Para melhorar seu emprego atual? Ou apenas para aprender mais? Saber o motivo de estar estudando um assunto faz toda diferença para aprender novas informações e conseguir colocá-las em contexto.

Relembre-se das competências e habilidades que são unicamente suas. Em outras palavras, livre-se de pensamentos limitantes como “não consigo aprender isso,” “não sou bom nesse assunto,” ou “eu tenho memória ruim.” Esses pensamentos levam ao fracasso. Ter uma mentalidade negativa é um jeito certo de bloquear aprendizados a longo prazo.

Antes de começar a estudar, coloque-se no estado de espírito certo. Visualize-se aprendendo e retendo as informações. Lembre a si mesmo que você consegue e vai aprender novas informações.

Se você se frustrar durante os estudos, relembre-se de que você consegue aprender e de que você precisa usar seu tempo de estudo de forma eficiente.

A parte mais importante de entrar no estado de espírito correto é usar uma técnica em que você foca em um único hábito por um mês para conseguir uma mudança permanente. Por exemplo, digamos que você queira aprender um novo idioma. Para isso, você pode separar uma hora por dia para praticar esse novo hábito. Torne isso parte de sua rotina e rapidamente se tornará algo que você faz sem pensar.

Entenda o que funciona para você

Atualmente, quantas horas por semana você separa para estudar? Você precisa de mais tempo? Onde você estuda? Como é o ambiente? Seu espaço de estudos contribui para seu aprendizado? Você estuda melhor com música ambiente ou em silêncio absoluto?

Essas respostas podem maximizar seu potencial de estudos.

Hábitos eficientes de estudos incluem tanto estar sozinho, quanto estar em um ambiente onde você não tem distrações. Por exemplo, talvez você perceba que estuda melhor em uma biblioteca. Você também pode descobrir que não consegue estudar direito na frente da TV ou cercado de amigos e parentes. Ou ainda, talvez você note que música te distrai.

É importante que você descubra o que funciona e o que não funciona para você. O ideal é que você consiga estudar por 50 minutos, mantendo o foco no assunto que você está tentando aprender. Elimine tudo que distrai você de atingir esse objetivo.

Crie um ambiente ideal de estudos

É importante ter tudo que você precisa em um único lugar. Um bom ambiente de estudos deve:

  • Ser localizado em um lugar silencioso;
  • Ter tudo o que você precisa: computador, canetas, papel, caderno, etc;
  • Não ter distrações pessoais de família e amigos;
  • Não ter distrações como celulares e redes sociais;
  • Ser bem iluminado;
  • Estar em uma temperatura confortável.

Planeje suas sessões de estudos

“Se você fracassa em planejar, você planeja fracassar.”

Se você não focar em desenvolver um hábito de estudos eficiente, você simplesmente não vai conseguir otimizar seu tempo de estudo. O truque é criar um cronograma de estudos que evite ter que tomar decisões para começar a estudar.

Veja como fazer isso em quatro passos:

  1. Faça o que tem que fazer na hora marcada: se você planejou uma sessão de estudos para às 10:00, comece a estudar nessa hora, sem desculpas.
  2. Coloque despertadores e alarmes: você pode usar seu celular, computador ou até  mesmo um despertador antigo. E se você tiver dificuldade de lembrar, use todos eles ao mesmo tempo.
  3. Seja cobrado: peça a um amigo ou parente para lhe cobrar sobre seu desempenho. Um bom amigo pode cobrar que você mantenha seus novos hábitos.
  4. Agende intervalos com um timer: é importante dar um descanso regular ao seu corpo e mente. Estudar por mais de uma hora sem intervalos é contraproducente. Nunca estude por mais de 50 minutos sem parar. Um ótimo jeito de fazer essas pausas é levantar para dar uma caminhada.

Revise, memorize e refine

Foque em melhorar suas técnicas e hábitos de estudos.

Mantenha um registro de suas sessões de estudos e lembre-se de avaliar como você se saiu depois de cada uma. Se você está estudando para uma aula, use suas notas para avaliar a eficiência de seus hábitos de estudos.

Além disso, monitore os tipos de interrupções e distrações que ocorrem frequentemente durante uma sessão de estudos. Depois, encontre um jeito de reduzir ou minimizar essas distrações. Com um nível mais alto de motivação, você deve, consequentemente, conseguir dar continuidade aos estudos de forma mais eficiente.

Seguindo esses cinco hábitos, você conseguirá tirar maior proveito de cada sessão, aprender 3x mais rápido e terá mais tempo para curtir as coisas divertidas da vida.

Bons estudos!

 

Confira o texto completo na íntegra, em inglês.

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Dicas de estudos, Vida de Concurseiro e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s