A convite do portal Folha Dirigida, o Rico Domingues Concursos está elaborando conteúdos específicos para o Concurso CFO PMSC. O edital já foi publicado: são 70 vagas com remuneração de R$12 mil após o estágio probatório.
Essa semana, o professor de Processo Penal do Rico Domingues, Marcelo Pertille, dá dicas para estudar para a prova do CFO PMSC. Confira:
► De acordo com as provas anteriores de Direito Processual Penal, o que o senhor acha que provavelmente terá mais enfoque nessa prova?
Provas para carreiras policiais naturalmente requerem mais atenção no conteúdo do inquérito policial e ação penal. A partir das últimas provas da mesma banca para o mesmo cargo, chega-se à conclusão da importância que esses temas possuem para a preparação da prova futura.
► Quais assuntos acha que o candidato deve ter mais atenção para estudar em Direito Processual Penal?
Inquérito policial, ação penal e competência são temas bastante complexos e que, portanto, requerem atenção.
► Quais assuntos de Direito Processual Penal os candidatos costumam errar? Como podem evitar esses erros?
As regras de processo são naturalmente complexas, com bastantes detalhes e exceções. Nesse contexto, o tema competência costuma apresentar dificuldades que, para evital-as, necessita de excessiva atenção quanto ao texto da lei.
► Em suas aulas, quais exercícios mais recomenda para o candidato praticar?
A preparação deve se dar com base em questões objetivas dos variados pontos constantes no edital. Indico que sejam resolvidas muitas questões durante o estudo para que seja possível diagnosticar as principais dificuldades e então encontrar meios para sana-las.
► Como acredita que ficará a divisão dos assuntos de Direito Processual Penal pelo número de questões, na sua opinião?
Diante do grande conteúdo do edital, é sempre muito difícil fazer previsões. No entanto, acredita-se que ação penal, inquérito policial e sujeitos do processo devam constar dentre as oito questões previstas para a prova.
► A prática de exercícios para Direito Processual Penal é recomendada? Quais?
Sim. A resolução de questões é parte imprescindível do processo de preparação. Para tanto, o estudante deve organizar seu material selecionando por conteúdo o maior número de questões objetivas possível. Deve-se privilegiar questões da banca IOBV, mas também dar atenção a outras bancas que confeccionam provas para cargos semelhantes.
► Acredita que as questões das últimas provas do CFO/PMSC foram bem elaboradas e distribuídas, quando se trata de Direito Processual Penal?
Creio que provas para cargos desse nível tenham que cobrar conceitos estruturais sobre o processo penal, não focando atenção em exceções legais que declaradamente postam-se a provocar erros no formato das famosas “pegadinhas”. Entretanto, não é incomum encontrar questões nesse sentido da banca que organizará esse certame. Quanto à divisão, tendo em vista o tamanho do edital e o reduzido número de questões sobre o tema, acredito que com base nas provas passadas, tenha havido uma divisão satisfatória.
Assista à videoaula de Direito Processual Penal para o CFO PM/SC
Com essas dicas do Prof. Marcelo Pertille, você já pode iniciar sua preparação para o concurso CFO PM/SC.
CURSO CFO PM/SC PÓS-EDITAL: somente online (presencial esgotado)
► Curso online completo e atualizado, focado 100% no edital e na banca organizadora IOBV.
► Aulas de revisões teóricas e aulas avançadas de resolução de questões, gravadas diretamente do curso presencial.
► Aulas específicas para a prova dissertativa.
► Pacote com correção de redações opcional.
Estude com quem tem tradição em aprovação.
Rico Domingues Concursos
Curso preparatório para concursos públicos.