Como estudar Informática para o Concurso CFO/PMSC

Como-estudar_Informática

A convite do portal Folha Dirigida, o Rico Domingues Concursos está elaborando conteúdos específicos para o Concurso CFO PMSC. O edital já foi publicado: são 70 vagas com remuneração de R$12 mil após o estágio probatório.

Essa semana, o professor de Informática do Rico Domingues, Fabio Rosar, te dá dicas para estudar para a prova do CFO PMSC. Confira:

De acordo com a prova anterior de Informática, o que você acha que provavelmente terá mais enfoque nesta prova?

Fabio Rosar – No histórico de questões da IOBV é praxe dar mais enfoque aos pacotes de escritório, principalmente Microsoft Word e Excel, explorando principalmente as Guias, teclas de atalho e algumas funções básicas do Excel.

Quais assuntos acha que o candidato deve ter mais atenção para estudar em Informática?

F.R. – Antes do início de cada curso, faço uma análise aprofundada da banca organizadora para colher o seu perfil em provas anteriores e elaborar os materiais e as aulas. No caso do concurso do CFO-PMSC, o candidato deve ter mais atenção aos pacotes de escritório, mais especificamente às funções do Excel seguido de Word.

► Quais assuntos de Informática os candidatos costumam errar? Como podem evitar esses erros?

F.R. – A maior dificuldade está nas funções do Excel e associar os recursos às guias do Office. No caso das funções, insisto com os alunos em praticar, fazer questões e tentar entender, principalmente, a sintaxe das fórmulas. No curso, trabalho exaustivamente a ideia “do porquê o recurso X está na guia Y”. Quem é meu aluno sabe: CUIDADO com a guia Inserir.

► Em suas aulas, quais exercícios mais recomenda para o candidato praticar?

F.R. – Questões da banca e de outras bancas similares é fundamental no caminho para a aprovação. O candidato deve fazer questões relacionadas a todos os assuntos e pontuar quais e quantos erros, tentar entender a questão que errou e readequar seus estudos. O momento de errar é exercitando.

► Como acredita que ficará a divisão dos assuntos de Informática pelo número de questões, na sua opinião?

F.R. – No último edital, a banca se posicionou com 5 questões dos pacotes de escritório, sendo 2 de Word, 1 de Writer e 2 de Excel. Creio que não haverá grandes divergências na próxima prova, talvez uma questão sobre Windows 10 que é uma tendência na qual aposto para esse ano nas provas em geral.

► A prática de exercícios para Informática é recomendada? Quais?

F.R. – Muito recomendada. Todos os exercícios da banca e de bancas similares são importantes. Eu sempre friso que, dentre todos os assuntos abordados em provas de informática para concursos públicos, o tema que merece mais atenção na resolução de questões e prática são as Planilhas Eletrônicas, por tratar de fórmulas/funções que envolvem cálculos aritméticos e também um pouco de raciocínio lógico.

► Há alguma bibliografia específica que o senhor (a) recomendaria aos candidatos?

F.R. – As apostilas do nosso curso são extremamente completas. Os sites dos softwares (Microsoft, Mozilla, Google, etc.) são uma ótima fonte para atualização do tema, também.

► Quantas horas, no mínimo, o candidato deve estudar por dia?

F.R. – Os primeiros minutos da primeira aula dos cursos eu invisto nisso: planejamento e dicas de estudos. Existe uma heterogeneidade grande nas turmas tornando-se difícil, objetivamente, calcular a quantidade de horas/dia de estudos no âmbito geral. O que sempre falo é que o aluno deve se planejar e usar o máximo de tempo ocioso com os estudos, seja no ônibus, no banheiro de casa, ouvindo matéria no MP3 do carro. Cada um conhece a sua realidade e deve adequá-la ao seu projeto.

► Acredita que as questões das últimas provas do CFO PMSC foram bem elaboradas e distribuídas, quando se trata de Informática?

F.R. – Bem elaboradas sim, porém muito mal distribuídas. O edital contemplava, além do Pacote de Escritórios, Windows e Internet, temas com um leque gigantesco de possibilidades e não caiu nenhuma questão sobre estes assuntos.

► Gostaria de dar uma dica de estudo para quem vai realizar as provas desse concurso?

F.R. – Estude! O caminho para a aprovação está intimamente ligado ao quanto você se preparou. Use de todas as ferramentas para manter a disciplina e o foco, não procrastine. Agarre-se ao projeto com determinação e vontade. Tenha prazer nos estudos e faça muitas questões. E não esqueçam o TAF, é uma fase primordial para alcançar a vaga.

► Qual sua visão sobre o concurso do CFO PMSC? É um bom investimento?

F.R. – É uma carreira de excelência, não somente pela ótima remuneração, mas também por fazer parte de uma grande e respeitada corporação. Muitos dos alunos são soldados, tem amor pelo que fazem e o convívio com eles me fez perceber o quanto essa profissão os realiza pessoal e profissionalmente. Enquanto professor, poder participar da construção desse sonho, motivá-los e acompanha-los semanalmente é muito gratificante. Estudem, vale muito a pena!

Assista à videoaula de Informática para o CFO PM/SC

AULA_FABIO

Com essas dicas do Prof Fabio Rosar, você já pode iniciar sua preparação para o concurso CFO PM/SC. Conheça nosso curso Pós-edital para o CFO/PMSC e faça sua matrícula!

 Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos.

www.ricodomingues.com.br

Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Polícia Militar de SC (PMSC), Segurança Pública e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s