Concurso TRT-SC: estratégia, trabalho e mensagem de quem passou em 1º lugar

Tamilly02
Hoje servidora e professora de Administração Pública no Rico Domingues Concursos, Tamilly Virissimo foi aprovada em 1º lugar para Analista Judiciário – Área Administrativa no concurso do TRT-SC em 2013. A ex-concurseira trabalhava oito horas por dia, cursava especialização e sua mãe fez uma cirurgia duas semanas antes da prova. Segundo ela, é uma ilusão achar que quem está estudando com afinco tem a vida perfeita.

Trabalhar no TRT-SC era um objetivo. Ela sabia dos benefícios de trabalhar no órgão e que era um local bom e profissionalizado. “Cheguei a chorar quando o edital foi publicado. Eu tinha certeza que era minha chance e parecia que tudo se encaixava. Fazia todo o sentido eu fazer o concurso para lá”. Formada em Administração Pública, Tamilly vê que sua trajetória está dando certo. Planejou trabalhar servindo ao público e conquistou isso ao ser nomeada no TRT 12.

Seus estudos começaram em outubro de 2012 com o Fiscal, curso extensivo do Rico Domingues. Segundo ela, conseguiu tirar o melhor proveito do curso porque manteve a tranquilidade. Sua estratégia de estudo foi dar enfoque nas matérias básicas. Quando o edital do TRT-SC foi publicado, pode revisar essas matérias e focar nas que tinha dificuldade – mas o grande diferencial foi a questão psicológica. “Eu posso não ser a mais inteligente, mas tenho algo que é a certeza de que quando eu quero alguma coisa, eu vou conseguir. Coloquei na minha cabeça: vou ficar em primeiro lugar para poder escolher trabalhar em Florianópolis.”, afirma.

“É necessário um sistema de apoio essencial para auxiliar na aprovação em concurso público. Para mim, foram meus amigos e família, além do curso do Rico. É muito fácil manter um espírito derrotista, arranjar desculpas para a derrota. Mas, no final, concurso público é uma batalha de você contra si mesmo. Contra sua vontade de dormir mais um pouquinho, de se divertir, de ficar um pouco com sua família, sua dificuldade em entender alguma matéria, o desconforto na cadeira, a insegurança constante, a grana curta, a solidão do estudo. Existem coisas que nenhum cursinho ou professor fará por você, e ter persistência é uma delas”. A estratégia de Tamilly foi se imaginar nomeada, ela conta que já se via trabalhando no TRT enquanto estudava.

Tamilly03Profª Tamilly durante aula de Administração Pública no Rico Domingues

“Quem já teve aula comigo sabe: choro em todo aulão de véspera de prova. O motivo? A lembrança de estar do outro lado ainda é muito forte. O dia anterior ao concurso é pesado e angustiante. Mas, de novo, você não é o único. E o melhor, não está sozinho”.

O TRT-SC tem um forte suporte de capacitação e desenvolvimento para seus servidores, com uma administração profissionalizada. Outro ponto forte é a questão de chefia e cargos, segundo Tamilly. A hierarquia de cargos é respaldada pelo conhecimento que cada um tem, o que traz motivação aos servidores. “É comum pensar que ao entrar no serviço público se está estagnado, mas no TRT consegui enxergar uma carreira a ser trilhada. O esforço vale a pena”.

Para quem está estudando para a prova em agosto, o recado da profª Tamilly é: “Tem que mirar e já se ver lá. Devemos ter diariamente em mente o porquê da escolha desse caminho: a família que depende de nós? Sucesso profissional? Independência financeira? Local de trabalho dos sonhos? Cada um tem um motivo pra seguir em frente, o que devemos fazer é mantê-lo vivo diariamente. E outra, não se vitimize. Você não é o único a abdicar de tanto para estar aqui. Cada um ao seu lado traz consigo uma série de expectativas, frustrações, problemas e medos. O que nos diferencia é a maneira como usamos esse amontoado de sentimentos para continuar em frente”.

CURSOS TRT-SC: Técnico, Analista Área Judiciária e Analista Área Adm.
São três cursos intensivos completos, preparados por nossos professores com foco exclusivo no edital da banca organizadora, FGV. Os cursos incluem também simulados, monitorias, laboratório de redação e acesso completo ao curso em EAD para rever as aulas e estudar em casa. Saiba mais aqui.

TRT Nomeações-01

Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos

www.ricodomingues.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Concursos Tribunais, TRT SC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s