Como estudar Processo Penal para o TJ/SC

Dicas do Prof Pertille processo

A convite do portal Folha Dirigida, o Rico Domingues está elaborando conteúdos de estudo específicos para o Concurso TJSCautorizado recentemente para nove cargos.

Essa semana Marcelo Pertille, professor de Processo Penal do Rico Domingues Concursos, dá dicas de como se preparar para a prova.

Clique aqui para conferir as dicas do professor na matéria do Folha Dirigida e abaixo confira as dicas completas para ajudar você em sua preparação para esse concurso.

► De acordo com as provas anteriores de Direito Processual Penal, o que acha que provavelmente terá mais enfoque nesta prova?

Marcelo Pertille – Há uma tradição de que em provas que cobram noções gerais de Processo Penal, haja enfoque sobre os conceitos inerentes à Ação Penal. Conhecer as Espécies de Ação Penal e suas condições é sempre muito importante. Decadência, Prescrição, Perempção e Representação são conceitos fundamentais para concursos como esse.

► Quais assuntos acha que o candidato deve ter mais atenção para estudar em Direito Processual Penal?

M.P. – Ação Penal, inquérito policial, regras básicas de competência, como: as do Art. 69 do Código de Processo Penal têm sempre grandes chances de aparecer.

► Quais assuntos de Direito Processual Penal os candidatos costumam errar? Como podem evitar esses erros?

M.P. – Provas desse nível cobram muito o conhecimento sobre o texto da lei – por apresentarem certa complexidade, esses assuntos ganham destaque. Sendo assim, por apresentar taxas consideráveis de erros, a leitura exaustiva do texto legal merece maior atenção e cuidado.

► Em suas aulas, quais exercícios mais recomenda para o candidato praticar?

M.P. – Tendo em vista que Ação Penal, Competência e Recursos possuem muitos dispositivos que evidenciam variados detalhes, indico que questões sobre esses temas sejam muito exercitadas.

► Como acredita que ficará a divisão dos assuntos de Direito Processual Penal pelo número de questões, em sua opinião?

M.P. – Para responder com maior assertividade perguntas como essa, devemos ter em mente a banca organizadora do certame. A partir daí, com uma análise de histórico dos concursos, é possível compreender como se porta a banca. Ainda não houve a definição para o Concurso do TJSC, mas ainda assim, sempre acredito em questões de ação penal e inquérito policial.

► A prática de exercícios para Direito Processual Penal é recomendada? Quais? 

M.P. – Sim. Diria até que o estudo a partir de questões é essencial para o candidato. Logo, há que se escolher um considerável número de questões sobre os temas do edital para reforçar o aprendizado. No caso do TJSC, não havendo banca definida, indico que se priorizem questões do último concurso e de provas para os mesmos cargos, de outros tribunais.

► Há alguma bibliografia específica que o senhor (a) recomendaria aos candidatos?

M.P. – Concursos desse nível, como disse acima, insistem na letra da lei. Indico leitura de livros sobre processo penal apenas quando o concurseiro apresenta séria dificuldade em algum ponto. Do contrário, acredito que seja suficiente a leitura da lei e a resolução de questões, assim como o acompanhamento das aulas do curso específico para o concurso.

► Quantas horas, no mínimo, o candidato deve estudar por dia?

M.P. – Cada candidato possui uma rotina diferente. De todo modo, o certo é que há que se reorganizar os compromissos do dia a dia para que seja possível o maior número de horas de estudo com qualidade possível.

► Acredita que as questões das últimas provas do TJSC foram bem elaboradas e distribuídas, quando se trata de Direito Processual Penal?

M.P. – Sim. A última prova foi organizada pela FGV, banca com uma tradição importante na elaboração de provas e que costuma realizá-las com competência – ao observar o conteúdo programático do edital e os conhecimentos necessários ao exercício do cargo.

► Gostaria de dar uma dica de estudo para quem vai realizar as provas desse concurso?

M.P. – A dica fundamental é ter sempre a lei em mente. Dedicar considerável tempo para a leitura dos dispositivos legais é a base do estudo de qualquer pessoa que almeje ser aprova em concursos de tribunais.

► Qual sua visão sobre o concurso do TJ/SC? É um bom investimento?

M.P. – O tribunal de Santa Catarina tem boa infraestrutura e apresenta satisfatórias condições de trabalho. Há um movimento importante por parte dos servidores de valorização das carreiras. Ademais, Santa Catarina é um estado com bons índices de desenvolvimento, o que colabora decisivamente para uma vida melhor.

Assista a baixo à videoaula de Direito Processual Penal com o Prof. Marcelo Pertille para o TJ/SC:

4TJSC_Pertille-04

Com essas dicas do Prof. Marcelo Pertille, você já pode iniciar sua preparação para o concurso do TJ/SC 2017. E para saber mais sobre os nossos cursos para o TJ/SC, clique aqui.

Prepare-se com antecedência e conquiste a vaga dos seus sonhos.

 Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos.

www.ricodomingues.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em concurso público, Concursos e Editais, Institucional, TJSC e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s