Como estudar Raciocínio Lógico-Matemático para o TJ/SC

Dicas do Prof André

A convite do portal Folha Dirigida, o Rico Domingues está elaborando conteúdos de estudo específicos para o Concurso TJSC, autorizado recentemente para nove cargos.

Esta semana, trazemos dicas para a prova de Raciocínio Lógico-Matemático, com o professor André Domingues, do Rico Domingues Concursos.

Clique aqui para conferir as dicas do professor na matéria do Folha Dirigida e abaixo confira as dicas completas para ajudar você em sua preparação para esse concurso.

Quais assuntos devem ter maior na prova do TJ/SC?

André Domingues – Dentro da matemática, tudo costuma ser muito bem explorado. Recomendo ao candidato ficar de olho em temas que não caíram no último concurso do TJSC, como estatística, por exemplo.

► Quais assuntos acha que o candidato deve ter mais atenção para estudar em Raciocínio Lógico-Matemático?

A.D. – Geralmente questões de porcentagem são questões bem cobradas. Esse é um tema que é comum em muitas provas de concurso, e o TJ de Santa Catarina não é exceção. Os candidatos precisam, também, dominar assuntos como: problemas e sistemas de 1º grau, relações arbitrárias: associações e ordenamento, que na parte de raciocínio lógico são temas abordados.

► Quais assuntos de Raciocínio Lógico os candidatos costumam errar? Como podem evitar esses erros?

A.D. – Na grande maioria dos casos, quem erra questões de Lógica ou Matemática nas provas, o faz por falta de atenção ou por falta de tempo. No Concurso do TJSC, por ser uma prova muito extensa, é fácil do aluno não administrar bem o tempo que tem e se perder. Uma conta feita levianamente ou muito depressa faz toda a diferença na aprovação do candidato, então sempre recomendo muita atenção nas questões de exatas.

► Como acredita que ficará a divisão dos assuntos de Raciocínio Lógico pelo número de questões, na sua opinião?

A.D. – Na prova de 2014 do TJSC, foram 10 questões de Raciocínio Lógico-Matemático, bem exploradas. Acredito que para a próxima prova as questões também serão bem exploradas de acordo com todo o conteúdo programático. Talvez haja maior ênfase para questões de valor-verdade, negação e equivalência, assim como equações, sistemas e problemas do primeiro grau.

► A prática de exercícios para Raciocínio Lógico é recomendada? Quais?

A.D. – A preparação para concursos passa necessariamente pela prática de resolução de questões, afinal de contas é isso que o candidato vai encontrar no dia da prova. Raciocínio Lógico-Matemático é uma disciplina em que o estudo ocorre à parte das outras. O candidato só vai dominar a matéria por meio de muitos exercícios de fixação, feitos repetidas vezes.

► Quantas horas, no mínimo, o candidato deve estudar por dia?

A.D. – Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado diferente. Não existe uma quantidade específica de horas a serem estudadas para garantir a aprovação na prova. Cada candidato tem que conhecer seu próprio ritmo de estudo, aproveitá-lo ao seu favor ao máximo e fazer valer cada hora que consiga.

► Acredita que as questões das últimas provas do TJ-SC foram bem distribuídas, quando trata-se de Raciocínio Lógico? 

A.D. – Sim, foram bem elaboradas de acordo com o conteúdo programático do último edital. Para a próxima prova, a tendência é manter essa tradição – a depender da banca organizadora desse ano, que ainda não sabemos qual será.

► Gostaria de dar uma dica de estudo para quem vai realizar as provas desse concurso?

A.D. – Para quem vai iniciar os estudos em Raciocínio Lógico, minha dica é que comece por equivalência e negação. São temas fortes e comumente explorados.

► Qual sua visão sobre o concurso do TJ/SC? É um bom investimento?

A.D. – Viver em Florianópolis com estabilidade financeira e jornada de trabalho reduzida é o sonho de muitos. O Concurso do TJSC é muito procurado em vista da ótima remuneração e também das funções gratificadas. Ao mesmo tempo, esse concurso é visto como “porta de entrada” para uma longa e próspera carreira nos tribunais.

Assista a baixo à videoaula de Raciocínio Lógico-Matemático com o Prof. André Domingues para o TJ/SC:

TJSC_André04-02-01

Com essas dicas do Prof. André Domingues, você já pode iniciar sua preparação para o concurso do TJ/SC 2017. E para saber mais sobre os nossos cursos para o TJ/SC, clique aqui.

Prepare-se com antecedência e conquiste a vaga dos seus sonhos.

 Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos.

www.ricodomingues.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em concurso público, Concursos e Editais, Institucional, TJSC, Vida de Concurseiro e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s