Requisitos e principais atividades do Perito Criminal do IGP/SC

IGP-requisitos

EDITAL PUBLICADO: CONFIRA

O concurso para se tornar Perito Criminal do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, IGP/SC, é um dos mais aguardados para o ano de 2017. Para que você possa começar a se preparar para esse concurso, selecionamos informações sobre as atividades  e principais requisitos para o cargo de perito, uma vez que muitos candidatos ainda têm muitas dúvidas quanto às funções exercidas. Confira!

→ Requisitos do Perito Criminal Geral

ᐅ Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas dos Decretos nº 70.391/1972 e nº 70.436/1972 e art. 12, § 1º, da CF 1988;
ᐅ Possuir formação em curso de nível superior completo, com currículo mínimo de quatro anos, reconhecido pelo MEC, em qualquer área de formação;
ᐅ Possuir carteira Nacional de Habilitação, categoria mínima B, sem impedimentos para condução de veículos.

→ Os tipos de Perito

A carreira de Perito é dividida em várias áreas de formação superior, ou em várias áreas criminais. No último edital, em 2008, 36,5% das vagas foram destinadas para graduados em qualquer área, para o cargo de Perito Criminal Geral. Mas também houveram vagas para graduados em Medicina (Perito Médico-Legista) e outras área de formação, como: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Biologia, Química, Fonoaudiologia, etc.

→ Cargos autorizados para o próximo concurso do IGP/SC

ᐅ 02 vagas para Técnico Pericial (formação superior em qualquer área). Remuneração de R$5.317,94.
ᐅ 49 vagas para Perito Criminal – ainda a serem divididas entre as formações específicas ou geral. Remuneração de R$15.820,84.

As vagas serão abertas de acordo com a necessidade do órgão em cada área específica, para lotações em várias cidades de Santa Catarina.

→ Divisões do IGP/SC

Em cada um dos quatro institutos que integram o IGP/SC, é possível encontrar Peritos trabalhando e exercendo diferentes funções, em diferentes cidades do estado:

ᐅ Instituto de Criminalística: local de trabalho dos peritos gerais e de peritos especializados na área de engenharia, informática, fonoaudiologia e contabilidade.
ᐅ Instituto Médico Legal: local de trabalho dos peritos médicos legistas;
ᐅ Instituto de Análises Forenses: laboratório de análise de vestígios
ᐅ Instituto de Identificação: local de confecção de carteiras de identidade/identificação civil e criminal.

→ Atividadescaminhao_1

O trabalho do perito criminal envolve levantamentos periciais em locais de crime. Quando ocorre um crime, a autoridade de polícia se desloca até a cena e analisa se há presença de vestígios – então solicita um exame pericial, que cabe ao perito criminal.
Em caso de crime contra a vida, homicídio, o Perito Criminal trabalhará na presença de cadáveres. Porém, ao perito criminal geral cabe a perinecroscopia, que é o exame dos vestígios externos ao corpo da vítima. Quem vai examinar os vestígios internos ao corpo é o perito médico legista, que trabalha com a necropsia.
Já o técnico pericial trabalha com a parte de identificação civil e criminal, tanto de pessoas vivas quanto mortas. É ele quem atua com a papiloscopia, ou seja, o reconhecimento das características das digitais e também o armazenamento dessas informações.

→ A prova para Perito

No último concurso para perito, a prova foi dividida em três etapas:

ᐅ 1ª Fase: Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 40 questões de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos específicos. A prova de conhecimentos gerais é comum para todos os candidatos, mas a prova de conhecimentos específicos é elaborada de acordo com a formação necessária para para Perito Criminal.
ᐅ 2ª Fase: Exame Físico, de caráter apenas eliminatório;
ᐅ 3ª Fase: Exame Psicotécnico Vocacionado, de caráter apenas eliminatório.

→ Curso para o Concurso Perito Criminal do IGP/SC

Aulas teóricas e aulas de resolução de questões com acesso ao curso inteiro online para você rever tudo em casa. E mais: material didático de qualidade, simulados e monitorias com a equipe Rico Domingues, especialista em concursos públicos. Clique aqui e veja o informativo do nosso curso para o concurso de Perito Criminal Geral do IGP.

Quer receber informações e conteúdos gratuitos sobre os concursos da segurança pública no seu email?

Prepare-se com antecedência e conquiste a vaga dos seus sonhos.

 Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos.

www.ricodomingues.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em IGP e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Requisitos e principais atividades do Perito Criminal do IGP/SC

  1. Pingback: Concurso IGP/SC 2017: formações para Perito definidas | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

  2. Pingback: Concurso IGP Perito: Questão de Contabilidade comentada | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

  3. Pingback: Concursos da Segurança Pública de SC: Saiba a situação de cada um | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

  4. Pingback: Concurso IGP/SC: banca será a IESES | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

  5. Pingback: Concurso IGP/SC 2017: edital será publicado nessa segunda-feira | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s