Como estudar Direito Administrativo para o TJ/SC

Dicas da Prof Deborah

A convite do portal Folha Dirigida, o Rico Domingues está elaborando conteúdos de estudo específicos para o Concurso TJ/SC, autorizado recentemente para nove cargos.

Essa semana, quem dá todas as dicas da sua disciplina para o TJ/SC é a Profª Deborah Rico, de Direito Administrativo. Confira aqui as dicas da professora na matéria da Folha Dirigida e abaixo as dicas completas para você se preparar com antecedência para esse concurso.

► Quais assuntos possuem chance de ter um enfoque maior na prova do TJ/SC?

Deborah Rico – De acordo com o último edital, as matérias que devem ser cobradas na prova de Direito Administrativo são: Conceito, Fontes, Princípios, Poderes da Administração Pública, Organização da Administração Pública (descentralização, desconcentração, conceito de Administração Pública), Atos Administrativos, Improbidade Administrativa (lei 8429/92), Licitações e Contratos (com foco na Lei 8666), Responsabilidade Civil do Estado, Controle da Administração Pública, Bens Públicos e Regime Jurídico do Servidor Público do Estado (Lei estadual 6745/85).

 Quais temas de Direito Administrativo os candidatos costumam errar? 

D.R. – Legislações estaduais mais específicas, como Código de Normas da Corregedoria, LC 339, LC 447, LC 412, 415 e 491 que costumavam ser cobradas até 2011. No entanto, no último edital TJSC 2014/2015, que foi para diversos cargos, essas legislações não mais foram abordadas. Desse modo, a tendência é que não venham a fazer parte do novo edital para nenhum cargo. Assim, a única legislação estadual relevante para os estudos nesse momento é a Lei estadual 6745/85.

Quais exercícios o candidato deve praticar?

D.R. – O recomendado é, primeiramente, resolver questões dos últimos concursos do TJSC. Esgotada essa etapa, focar em questões da FGV, FCC, FEPESE e de outros tribunais estaduais. Destaco a FEPESE por ser uma banca catarinense, responsável pela maioria dos concursos de SC.

É recomendado praticar exercícios para Direito Administrativo?

D.R. – O candidato deve direcionar seus estudos para a resolução de muitas questões. Aprender a pegar o jeito das provas e a forma como as questões são cobradas é de grande importância para maximizar os acertos.

Qual bibliografia é recomendada aos candidatos?

D.R. – Complementar os estudos com um bom livro focado em concursos, como o do Marcelo Alexandrino e Vicente Paula (Direito Administrativo Descomplicado) é válido, se este for usado como material de apoio.

Quantas horas, no mínimo, o candidato deve estudar por dia?

D.R. – O número de horas por dia de estudo não é o mais importante. Cada candidato possui uma rotina diferente. O mais relevante é aproveitar ao máximo e com qualidade cada minuto que você tiver disponível. Organização e disciplina são as palavras de ouro. Criar uma planilha de estudos individual e segui-la é sem dúvida um grande diferencial.

Até mesmo uma pessoa que trabalha o dia todo e estuda à noite poderá organizar uma boa planilha de estudos.  Por exemplo: acordar meia hora mais cedo; dormir meia hora mais tarde; aproveitar 30 minutos na hora do almoço; aproveitar deslocamentos no ônibus ou como carona (30 minutos a uma hora por dia); utilizar momentos de espera, como enquanto aguarda o transporte chegar ou  a aula iniciar. Quaisquer 15 minutos devem ser sagrados ao concurseiro.

Por outro lado, se o candidato possui muitas horas por dia disponíveis para o estudo deve aproveitá-las com afinco, organização e também seguir uma planilha bem organizada para evitar a procrastinação. Se você é focado e persistente sua hora vai chegar. Lembre-se, o TJSC é um concurso bastante disputado, dê o máximo de si e estará no caminho certo.

Uma dica de estudo para quem vai realizar as provas desse concurso?

D.R. – Iniciar os estudos por um excelente resumo, ler a lei seca e fazer “zilhões” de exercícios é uma boa estratégia. Uma apostila bem estruturada, como a do Rico Domingues, já traz esses três aspectos. Ou seja, primeiro o aluno deve se ater a um bom resumo e lei seca. A partir daí fazer muitos exercícios, tendo dúvidas nestes, buscar o porquê de acerto ou erro de cada questão. Um curso preparatório focado, com aulas didáticas e direcionadas será um grande diferencial e acelerador na preparação. Mas o grande recado que eu gostaria de deixar para você que sonha com uma vaga no TJSC é o seguinte: acredite. Tenha fé em você, força, garra e foco.

Qual sua visão sobre o concurso do TJ/SC? É um bom investimento?

D.R. – Trabalhar no TJSC é o sonho de muitos. Estabilidade, jornada de trabalho reduzida e viver em SC, um dos estados com maior qualidade de vida no Brasil, atraem muitos candidatos. Além disso, a remuneração inicial é vantajosa e o TJ/SC possui várias funções gratificadas – o que muitas vezes incrementa ainda mais a remuneração ao final do mês. Outro grande atrativo desse concurso é a tradição que possui o TJ/SC de nomear muita gente. A cada concurso são centenas de aprovados nomeados. Sendo assim, o novo concurso deve ser bastante concorrido e iniciar já os estudos, com foco e direcionamento específico, será a chave do sucesso.

Assista abaixo à videoaula de Direito Administrativo com a Prof. Deborah Rico para o TJ/SC:

TJSC_Deborah-02

Com essas dicas da Prof. Deborah Rico, você já pode iniciar sua preparação para o concurso do TJ/SC 2017. E para saber mais sobre os nossos cursos para o TJ/SC, clique aqui.

Prepare-se com antecedência e conquiste a vaga dos seus sonhos.

 Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos.

www.ricodomingues.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Institucional, TJ SC e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s