10 dicas para estudar em casa para concurso público

10 Dicas para Estudar em Casa

Todo concurseiro conhece o esforço de se preparar bem para uma prova. Quando o assunto é estudar em casa, existem ainda mais desafios a serem vencidos. As distrações, o desânimo e a falta de estratégia são alguns dos pontos que podem atrapalhar seus estudos em casa.

Mas para que você possa obter o melhor aproveitamento possível, nós preparamos esse post com algumas dicas para você descobrir a melhor forma de estudar em casa.

  1. Rotina!

Quando você está estudando em casa, é muito fácil se deixar levar pelas distrações do dia a dia. Para vencer esse obstáculo, é essencial que você crie uma rotina de estudos. Observe e analise seus horários da semana e escolha um horário para seus estudos. Reserve o tempo que achar apropriado e o trate com o respeito que você trataria um trabalho ou aula presencial. Se você reservou todas as manhãs para estudar, não se permita marcar outros compromissos nesse horário. Você marcaria um compromisso na hora que deveria estar trabalhando?

  1. Plano!

A partir do momento em que você cria uma rotina e escolhe seus horários, você passa a saber quanto tempo você tem disponível para se dedicar aos estudos. Com essa informação, você pode criar um cronograma de estudos, em que você distribui as disciplinas, de forma a estudar todas as matérias necessárias semanalmente ou, no máximo, quinzenalmente.

  1. Ambiente!

A tentação de estudar deitado na cama ou jogado no sofá é grande, mas para ter o melhor aproveitamento, é essencial que você estabeleça um local em sua casa para realizar seus estudos. Se possível, dê preferência a locais com iluminação natural. Silêncio e simplicidade são aspectos importantes na escolha desse ambiente.

  1. Metas!

É muito importante estabelecer metas, mesmo que pequenas, para ajudar você a manter-se motivado nos estudos. Principalmente quem ainda não está acostumado a estudar, criar uma rotina pode se mostrar um grande desafio, por isso as metas são tão importantes. Quando você estabelece objetivos claros, é mais fácil continuar motivado. Você vai se sentir menos tentado a abrir o Facebook ou ligar a televisão se você vir que não cumpriu sua meta diária ainda. Além disso, ter uma meta torna seus estudos algo mais concreto. A ideia de estudar pode parecer muito abstrata para alguns, mas quando você troca “estudar” por objetivos concretos, como “ler 2 capítulos e fazer 30 questões,” você torna suas metas mais reais.

  1. Tempo!

Antes de se jogar nos estudos, é essencial saber que os intervalos são tão importantes quanto o tempo que você passa estudando. A sua concentração tende a diminuir a cada 50 minutos de estudo. Portanto, a recomendação é que você faça um intervalo de dez minutos a cada hora. Levante-se, faça um alongamento, tome água, relaxe e permita que sua mente descanse antes de voltar a atividade.

  1. Edital!

Você precisa ler o edital! Não adianta querer estudar tudo se não é tudo que cai na prova. Leia o edital, verifique as disciplinas que serão exploradas na prova. A partir daí, você pode identificar as matérias que precisa estudar.

  1. Banca!

E você precisa conhecer a banca também! Cada banca tem um estilo diferente e nós fizemos um post completo para você conhecer melhor um pouco de cada uma das cinco mais difíceis bancas organizadoras de concursos. Conhecer a banca é essencial para traçar a estratégia mais eficiente de estudos. Você precisa conhecer o que cada banca cobra, onde elas mais exigem e quais pegadinhas costumam fazer.

  1. Questões!

Resolver questões antigas pode ser o grande diferencial entre sua reprovação e aprovação. Algumas bancas têm o hábito de até mesmo repetir questões antigas em provas. Mas mesmo que questões não se repitam, o estilo de enunciado possivelmente permanece o mesmo. Além disso, resolver questões permite que você identifique de forma mais objetivas suas dificuldades.

  1. Online!

A quantidade de material disponível online é enorme. Nosso próprio canal no YouTube oferece diversas dicas rápidas, aulas e resoluções de questões. Faça proveito de todo esse conteúdo e utilize-o como aliado em sua preparação para o concurso.

  1. Fixação!

Exercícios de fixação são muito importantes em sua rotina de estudos. Após concluir uma matéria, tente explicá-la para alguém. Assim, além de revisar tudo que você acabou de estudar, você também vai fixar o conteúdo. Outra forma de fixar a matéria é escrever com fluxo de consciência. Assim que concluir os estudos, escreva por cinco minutos tudo o que lhe vier a cabeça sobre o tema. Você pode usar isso como resumo nas vésperas também.

Com essas dicas, mais um bocado de dedicação, foco, fé e garra, você consegue montar um plano para estudar e conquistar a vaga dos seus sonhos!

Prepare-se com antecedência e conquiste a vaga dos seus sonhos.

 Rico Domingues Concursos

Curso preparatório para concursos públicos.

www.ricodomingues.com.br

Esse post foi publicado em Concursos e Editais, Institucional, Vida de Concurseiro e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 10 dicas para estudar em casa para concurso público

  1. Bruno Bertha disse:

    Muito legal.
    Tenho a assinatura anual do Rico e sinto falta, muitas vezes, de materiais como este, de como se organizar para os estudos.
    Não basta estudar apenas, mas fazê-lo da maneira correta.
    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s