Vale a pena deixar o emprego para se dedicar aos concursos?

Qual a melhor maneira de se dedicar de maneira eficiente aos estudos tendo como foco um cargo público de grande concorrência? Do que é preciso abrir mão? Quantas horas por dia são necessárias para alcançar esse objetivo? Como organizar as disciplinas, o que estudar antes, quando estudar? Devo largar o emprego para ter mais tempo livre de dedicação?

Antes de tudo, tenha um objetivo claro

Saiba que, antes de tudo, é preciso ter um objetivo claro. E por objetivo claro, queremos dizer: compreenda o que demanda o concurso no qual você deseja passar, pois diferentes concursos pedem, em certo grau, diferentes tipos de esforços, além, é claro, da entrega intensa aos estudos. Queremos dizer com isso que cada tipo de concurso traz variantes próprias, tipos de estratégias diferentes.

Portanto, conhecendo essas variantes, você saberá como organizar da melhor maneira seus estudos dirigidos.

Descubra seu modus operandi

Além disso, como cada concurso tem suas próprias variantes, você também terá as suas e caberá a você colocar na balança como configurar um modus operandi mais adequado à sua necessidade. Ou seja, vale ainda a máxima do oráculo de Delfos: “conheça-te a ti mesmo”.

Passa por isso colocar na balança os prós e os contras de estratégias como largar o emprego para se dedicar a um concurso para se tornar um “concurseiro profissional”. Se valerá a pena ou não, dependerá de muitos fatores. As questões essenciais, neste caso, relacionam-se a aprender a identificar em você mesmo qual a melhor maneira de se organizar para estudar com eficiência.

O juiz William Douglas, autor de livros de técnicas de estudo para concursos públicos, diz em uma de suas inúmeras palestras disponíveis no YouTube não EXISTEM regras que sempre funcionem OU que darão certo se seguidas à risca. Sabe-se que o necessário é conhecer os conteúdos, ter as disciplinas exigidas na ponta da língua – mas o “como” disso tudo fica a cargo de cada concurseiro.

Largar o emprego: qual o seu perfil?

Quando se pensa em largar o emprego para se dedicar aos estudos, temos de um lado uma esperança por ser tornar possível a condição ideal de preparo (poder se dedicar exclusivamente aos estudos), mas também é preciso se preocupar com questões do tipo “como se manter financeiramente durante o período de dedicação?”

Se você for dependente apenas de sua renda própria, programe-se para que isso não se torne uma dor de cabeça em um futuro próximo, deixando as preocupações voltadas apenas ao seu objetivo central. Neste caso, antes de tomar tal decisão, procure juntar uma reserva de dinheiro compatível com o tempo que pretende se dedicar exclusivamente aos estudos.

Caso você possa ter o suporte financeiro de uma outra pessoa, é importante deixar claro que, em muitos casos, o resultado demora a vir. Deixar essa questão transparente é importante para que, mais adiante, possíveis cobranças também não se tornem mais uma dor de cabeça. Passar em um concurso público não é uma tarefa fácil e, por isso, a compreensão de quem estiver envolvido é sempre muito importante.

Um passo de cada vez

Antes de tomar uma decisão como a citada acima,tente primeiro se organizar com o tempo que você tem disponível nesse momento. Organize todo o material necessário para se preparar para o concurso, incluindo aí as apostilas, provas anteriores, etc. Monte um cronograma de trabalho com horários sempre bem definidos e os leve à sério, todos os dias (rotina aqui é indispensável!). Procure encaixar horários para exercícios físicos, pois o corpo pode ser um excelente aliado da mente.

Faça esse primeiro teste e se o resultado não for satisfatório, quando achar interessante, tome, aí sim, a decisão de se dedicar exclusivamente. Pelo menos, seu jeito de se organizar já terá aparecido, sendo necessário apenas intensificá-lo. Uma outra dica é pesquisar sobre a experiência de outros concurseiros, pois elas podem ajudar na hora de traçar estratégias. Tenha fé, que no futuro serão as suas experiências a ajudar os próximos concurseiros!

Você acredita que vale a pena deixar o emprego para se dedicar aos concursos? Deixe o seu comentário!

Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s