Os concursos públicos do TCE-SC

A abertura de inscrições para o concurso público para o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) deve acontecer em breve. Em março, foi publicada no Diário Oficial a portaria com a divulgação da comissão responsável pela organização de todo o processo. As provas ocorrerão para o preenchimento de 50 vagas para o cargo de auditor fiscal de controle externo nas áreas de Contabilidade, Direito, Administração, Economia, Informática e Engenharia Civil.

Cargos

Entre as exigências do TCE-SC para o concurso deste ano estaria a aplicação de questões discursivas, tornando a avaliação ainda mais rigorosa. Dessa forma, o órgão espera aprimorar o concurso público, classificando candidatos mais adequados ao perfil exigido pelo Tribunal. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Os candidatos deverão ter nível superior com habilitação em Ciências Contábeis (13 vagas), Ciências Jurídicas (10 vagas), Ciências da Administração (5 vagas), Ciências Econômicas (3 vagas), Engenharia Civil (10 vagas) e Informática (9 vagas).

De acordo com o site do TCE-SC, a remuneração inicial do auditor de controle externo é de R$ 10.261,99, entre outros benefícios, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Entre as atribuições do cargo, destacam-se: o planejamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e de gestão dos órgãos públicos submetidos ao controle do Tribunal. Além disso, os selecionados realizarão auditorias e instruções de processos.

Atribuições do TCE

O Tribunal de Contas do Estado desempenha papel técnico, especializado e independente. Ele auxilia a Assembleia Legislativa e as câmaras municipais no controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos pelo Executivo. O TCE não integra o Poder Judiciário e suas decisões têm caráter administrativo, cabendo ao órgão apreciar e julgar as contas do governador e dos prefeitos.

Entre as atribuições do TCE-SC, destacam-se:

  • Avaliar a legalidade dos atos de contratação de pessoal;
  • Fiscalizar a aplicação de recursos repassados pelo Estado aos municípios e de subvenções a entidades privadas;
  • Responder a consultas acerca de questões relativas à matéria sujeita a sua fiscalização;
  • Apurar denúncias envolvendo possíveis irregularidades cometidas em órgãos das administrações estadual e municipais;
  • Exercer o controle fiscal do Estado e dos municípios catarinenses.

Além da estabilidade e da excelente remuneração, o concurso para o TCE-SC oferece a oportunidade de ingresso em uma instituição reconhecida pela excelência de seus profissionais. Tanto que o concurso de 2006 atraiu candidatos de várias partes do país. Para ter acesso aos editais dos últimos concursos do TCE-SC, clique aqui.

Você já começou a se preparar para o concurso do TCE-SC? Para que cargo pretende se inscrever? Conte-nos a sua experiência.

Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário