Por onde começar a estudar para concurso público?

Decidiu que quer virar um funcionário público? Esse pode ser o primeiro passo, mas no início as dúvidas são grandes, não é? Saber o que estudar, como estudar e qual concurso escolher nem sempre é fácil. A variedade de cargos é muito grande e cada um deles têm um tipo de cobrança. É preciso focar: isso faz parte das fases do amadurecimento dos concurseiros. Veja como fazer isso e como se dedicar aos estudos para concursos.

Decida o que fazer

A primeira coisa a ser feita é saber que direção seguir. Qual cargo público mais se encaixa no seu perfil? Isso dependerá do seu grau de instrução, da cidade onde você mora, da sua disponibilidade de mudança e também de quanto você quer ganhar. Não se esqueça de pesquisar e saber sobre os planos de cargos e salários dispostos nos Estatutos dos Servidores Públicos em questão como, por exemplo, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis Federais, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis de Santa Catarina e o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado de Santa Catarina, entre outros.

Comece pelo edital

Encontrou um cargo para o qual você é apto, gostaria de exercer a função, costuma ter oportunidades para o local que você quer e tem uma remuneração de acordo com suas expectativas? Então, é hora de ler o edital. Caso não tenha saído um edital novo, leia o antigo. Veja tudo o que ele pedia e os tipos de provas. Alguns fazem provas de títulos e tem até os que aplicam provas físicas. Leia tudo com atenção, pois muitas vezes, além da prova de múltipla escolha, você terá de fazer pelo menos a discursiva – ou seja, vai ter que treinar a redação.

Verifique a definição da banca organizadora. Uma vez definida ou especulada, estude as questões e verifique os critérios de correção da questão discursiva. Tudo isso vai ajudar você a se preparar da melhor maneira para o certame.

Divida o seu horário de estudos

Quantas horas semanais você terá disponível para os estudos? Faça um horário pessoal e divida as matérias. Deixe sempre um intervalo de pelo menos 15 minutos a cada 2 horas. Caso você possa estudar 4 horas seguidas, por exemplo, prefira colocar mais de uma matéria. Nas duas primeiras horas, estude matemática e nas duas últimas português. Deixe algumas horas da semana para realizar exercícios, principalmente os da banca organizadora do concurso público pretendido. Não se esqueça de colocar em seu horário um cursinho presencial ou a distância para guiar o seu estudo da melhor maneira.

Adquira material de estudos

Separe material para estudar. Tenha muito cuidado na hora da escolha, pois precisa ser algo atualizado para que você aprenda o correto. Isso é ainda mais importante quando o estudo for de legislação, que tem muitas alterações, e de português, pois o novo acordo ortográfico já está em vigor. De preferência, faça um cursinho para concursos, para ter um melhor aproveitamento do estudo. Não se esqueça de se programar também para a realização de outras provas e simulados de cargos semelhantes ou da mesma banca organizadora de interesse, para que você aprenda a controlar o nervosismo e se preparar para o dia do certame. O seu cursinho certamente ajudará nisso também e possibilitará a realziação de simulados.

Tenha um local adequado

Depois de tudo pronto, é importante ter um local calmo e silencioso para que você consiga se concentrar. Escolha um espaço da casa com mesa e uma cadeira confortável, no qual você possa deixar o material pronto, e tenha um computador com internet, para assistir às aulas do cursinho.

Lembre-se de focar em um ou no máximo dois concursos, para poder se dedicar aos estudos da melhor maneira.

Qual concurso você vai prestar? Conte para a gente nos comentários! 

Esse post foi publicado em Vida de Concurseiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s