Como organizar seus estudos para concursos públicos

A maior parte dos concurseiros não dedica sua vida apenas a isso: alguns têm família para cuidar, outros têm empregos fixos ou estão no fim da faculdade, entregando os últimos trabalhos. Mesmo assim, é possível se organizar e conseguir tempo para estudar para concursos públicos. Fizemos um passo-a-passo para guiá-lo na organização de seus estudos, revisar todas as disciplinas necessárias e fazer sua prova com confiança. Anote essas dicas!

Encontre seu tempo e se organize

Um dos problemas que muitos estudantes têm é a falta de tempo. Mas temos que encarar a realidade: tempo é algo muito raro nos dias de hoje! Tente encontrá-lo no seu dia-a-dia. Você pode acordar mais cedo? Pode estudar no horário de almoço? E depois do trabalho, sai com o pessoal do escritório ou vai para casa estudar? Não esqueça que alcançar objetivos exige sacrifícios, e que você precisa adquirir o hábito de estudar se quiser passar em um concurso. Para ser mais organizado, você deve:

  • Anotar todas as suas tarefas diárias e perceber onde está sobrando tempo. Se for preciso, faça uma planilha.
  • Estabelecer objetivos. Depois de definir seu tempo, defina o que vai estudar a partir do edital do concurso.
  • Fracionar as disciplinas durante a semana. Tente não estudar todas de uma só vez. O melhor é dividir as disciplinas em blocos de tempo e espalhá-las ao longo da semana.
  • Ter um lugar fixo para estudar, com todos os materiais de que precisa: livros, cadernos, papel, caneta, etc.

Saiba como você aprende melhor

Essa dica é essencial para otimizar seu tempo e render mais. Existem muitos tipos de inteligência e, por isso, muitos jeitos diferentes de aprender. Algumas pessoas aprendem melhor escutando; outras, observando. É possível aprender melhor repetindo ou discutindo um tópico, também. O importante é não ficar parado, lendo o livro de forma passiva e tentando decorar fórmulas que você pode esquecer na hora da prova. Você deve se conhecer e estudar de modo que aprenda de verdade o que precisa.

  • Se você aprende melhor pela visão, faça mapas mentais, desenhos e anotações coloridas e chamativas. Também pode colocar cartazes em lugares visíveis da casa, para sempre poder olhar para eles.
  • Se você aprende melhor pela audição, assista vídeos e ouça podcasts sobre as matérias. Além disso, leia em voz alta o que estiver anotando.
  • Se você aprende melhor pela repetição, a melhor coisa é copiar matérias em seu caderno e ler em voz alta. Estudar com um amigo também é uma boa ideia, porque vocês podem reforçar a matéria um para o outro.
  • Independentemente de como você aprenda, resolver questões de provas anteriores é sempre uma boa pedida. Você pode encontrar provas de concursos públicos nos sites das instituições. Tente sempre incluir resoluções de questões em seus estudos.

Cuide-se

Um erro muito comum cometido por muitos concurseiros é se dedicar muito para os estudos e acabar se esquecendo de se cuidar. Isso pode gerar problemas, como estresse, fatiga excessiva e até mesmo doenças. E você não vai conseguir estudar se estiver doente! Por isso, faça o que for precisa para se manter saudável:

  • Coma alimentos saudáveis e beba bastante água.
  • Faça exercícios físicos – eles ajudam a reduzir o estresse.
  • Durma entre sete e oito horas por noite.
  • Tenha um tempo só para você mesmo. Relaxe, faça uma caminhada, medite, beba uma xícara de chá, leia um livro; qualquer coisa que o deixe em paz.
  • Não se esqueça de passar um tempo com quem você ama!

Seguindo essas dicas, você tem tudo para poder se organizar, estudar bem e passar em seu concurso público. Boa sorte – e bons estudos!

Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.