As fases de amadurecimento de um concurseiro

A vida de um concurseiro é feita de muitas fases de amadurecimento. Entender cada uma delas contribui para uma melhor preparação do candidato e a sua consequente aprovação no concurso desejado. Se você ainda não sabe em qual fase você está, continue lendo este post e descubra como identificá-la pode contribuir para o seu sucesso!

Fase de conscientização

É marcada por aquele momento em que você se conscientiza de que quer ser servidor público. Não está ligada à idade. Tanto um jovem recém-formado quanto um trabalhador experiente passam por essa primeira fase.

Muitas vezes, ela acontece após decepções com a iniciativa privada, a necessidade de ter mais qualidade de vida ou simplesmente após a constatação de que ser funcionário público é o seu sonho.

Fique atento a esta fase, pois ela vai determinar o sucesso das próximas.

Fase de identificação

Esta segunda fase é caracterizada pela escolha do perfil de servidor público que você deseja ser. É nessa hora que você decide se deseja trabalhar na esfera municipal, estadual ou federal ou nos poderes executivo, legislativo ou judiciário.

Também é nesse momento que você restringe um pouco mais suas escolhas, excluindo ou optando pela carreira militar ou por trabalhar em alguns dos tribunais, por exemplo.

Fase de seleção

É nessa fase que o concurseiro vai começar a selecionar os editais que lhe interessam. De acordo com a carreira e o órgão escolhido, ele vai identificar os editais abertos e os publicados em concursos passados.

A leitura atenta dos editais é imprescindível e fará com que ele verifique se tem todas as condições necessárias para concorrer às vagas.

Alguns dados são fundamentais para analisar um edital de concurso público:

  • data para inscrição e pagamento do boleto;
  • data da prova;
  • cidade de realização da prova;
  • requisitos para o cargo desejado;
  • conteúdo programático e outros.

Fase de largada

É nessa fase que os estudos começam efetivamente. Com todo o material em mãos, é hora de definir as estratégias de estudo e começar a se dedicar.

Nesse momento, é muito importante contar com o apoio de um curso preparatório extensivo, que vai lhe fornecer uma base teórica sólida das matérias essenciais até que você se decida por um concurso específico.

E você, em que fase se encontra? Conte como tem sido a sua experiência de concurseiro!

Esse post foi publicado em Vida de Concurseiro. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para As fases de amadurecimento de um concurseiro

  1. Pingback: Por onde começar a estudar para concurso público? | Rico Domingues Concursos – Blog www.ricodomingues.com.br/blog

Os comentários estão encerrados.