10 motivos para fazer um concurso público

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. Mas a verdade é que é um sonho trabalhoso, pois as seleções são muito disputadas e, com isso, conquistar uma vaga não é tarefa fácil.

Mas ser aprovado na seleção para uma vaga no funcionalismo público é difícil, mas não impossível. Reunimos algumas razões para você não perder o ânimo e continuar se dedicando intensamente aos estudos. Confira!

1 – Colaborar com o crescimento do país

Sendo servidor público, você vai colaborar com o bom funcionamento do Brasil e ajudar o país a melhorar cada vez mais, tanto na esfera municipal quanto na estadual ou federal.

2 – Ter estabilidade financeira

Nada pior do que não poder planejar a vida financeira ou comprar algo a prazo sem a garantia de que ainda terá o salário por algum tempo. Sendo servidor público, você terá garantia de estabilidade financeira e correrá riscos menores de passar por uma crise financeira.

3 – Conquistar um salário justo

Em geral, o funcionalismo oferece bons salários, muitas vezes maiores do que os valores pagos para os profissionais da mesma área em uma empresa privada. Além disso, muitos planos de carreira no funcionalismo oferecem progressões salariais para quem se dedicou aos estudos e possui titulações de especialista, mestre ou doutor. Com isso, os salários costumam ser mais justos em relação ao empenho e dedicação à carreira.

4 – Usufruir de benefícios

Não só os salários que costumam ser melhores do que os das empresas privadas. Na carreira pública, os benefícios também são mais generosos. Há benefícios como auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche e auxílio-maternidade, entre outros. A licença-maternidade costuma também ter um período de afastamento do trabalho maior para as servidoras.

5 – Garantir segurança e estabilidade

O principal medo de grande parte dos trabalhadores é ser mandado embora, mas, após três anos de exercício, o servidor se torna efetivo e só pode ser desligado caso cometa alguma falha grave. Sem o medo de ser mandado embora, fica mais fácil ter menos estresse no dia a dia. Há quem diga que não poder ser mandando embora faz o servidor se acomodar, mas as instituições possuem programas avaliativos e o profissional precisa periodicamente ser bem avaliado.

6 – Ausência de discriminações nos processos seletivos

No mercado privado, muitas pessoas têm dificuldades para conseguir emprego por idade ou aparência. Já nas seleções públicas, o que conta é o mérito de cada um nas provas, não sendo considerados fatores subjetivos.

7 – Vagas para deficientes

Nos concursos, há reservas de vaga para deficientes, criandos seleções mais justas e com espaço para todos.

8 – Oportunidades para quem não tem experiência

Se as empresas privadas exigem experiência para contratar, os concursos públicos não. Apesar disso, algumas seleções dão pontos para quem tem experiência comprovada.

9 – Horário fixo

Muitas empresas fazem com o que funcionário não tenha um horário fixo ou faça muitas horas extras, mas no funcionalismo público, em geral, os setores funcionam em horário comercial e as horas extras ocorrem raramente.

10 – Aposentadoria

Apesar de algumas mudanças recentes nas regras, os servidores ainda possuem aposentadorias melhores, que permitem uma vida mais tranquila no futuro.

E você, sabe mais alguma boa razão para ser servidor público? Compartilhe nos comentários!

Esse post foi publicado em Vida de Concurseiro. Bookmark o link permanente.