Para passar em concurso público, foque nas matérias certas!

Se você deseja passar em concurso público, é importante estudar muito. Mas só isso não basta; também é fundamental estudar certo! E o que isso quer dizer? Significa que você precisa se dedicar às matérias mais importantes para o concurso de seu interesse. E, para isso, é preciso identificar a que grupo você pertence.

Grupo dos franco-atiradores

Esse grupo é composto por aqueles concurseiros que querem passar em qualquer concurso público, independente da área ou do nível de escolaridade. São franco-atiradores porque, literalmente, atiram para todo lado. Além de essa não ser a melhor estratégia quando o assunto é concurso público, ela pode ser extremamente desgastante na hora de definir as matérias de estudo.

O importante é focar naquelas matérias que geralmente caem em qualquer concurso, como língua portuguesa, por exemplo. É preciso se dedicar muito ao estudo do português, que é matéria comum em qualquer prova do país. Além dele, estudar informática, raciocínio lógico e noções de direito constitucional e administrativo também é importante.

Grupo dos especialistas

Esse grupo é composto por pessoas que só querem fazer concursos para as suas áreas de formação, ou seja, elas têm uma noção muito definida do conteúdo que precisam estudar. Por exemplo, os contadores sabem que precisam estudar os conteúdos específicos e ainda conhecer, dependendo da abrangência do concurso, matérias como Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Orçamento e Auditoria. Esse será o conteúdo que, certamente, terá questões que podem ter peso maior, por isso vão se dedicar com afinco à área específica, mas precisam dedicar algum tempo às outras matérias.

O edital é que vai mostrar quanto uma disciplina deve ser mais estudada que outras. Se a prova tiver dez questões de língua portuguesa, cinco de informática, cinco de legislação específica e vinte de conhecimentos específicos, com peso dois, você saberá que o tempo de dedicação aos conhecimentos específicos deve ser bem maior que o tempo dedicado à informática. Além de ter uma boa carga teórica, é interessante dedicar parte do horário de estudo à resolução de exercícios.

Grupo dos tribunais e ministérios

Esse grupo é formado por aqueles que desejam trabalhar em algum tribunal ou ministério: Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual ou Federal. Esse público deve ficar atento à área do órgão que deseja entrar. Se o candidato pretende trabalhar no TSE, precisa dominar toda legislação eleitoral, além de ter uma boa carga de Direito Constitucional e Administrativo.

Além disso, é importante considerar que os tribunais e ministérios públicos têm concursos muito concorridos e, por isso, os concorrentes já têm histórico de dedicação aos estudos. É importante garantir uma prova impecável de português e de outros conteúdos que podem ter poucas questões na prova, mas que, com certeza, farão grande diferença na hora do desempate. Outro detalhe importante é não tirar zero em nenhuma disciplina. A maioria dos concursos desclassifica automaticamente quem zera alguma prova. Por isso, nada de ir fazer prova sem ter lido ou estudado nada de algum conteúdo.

Grupo dos cursos extensivos

Esse grupo é formado por aqueles candidatos que desejam uma formação mais consistente e têm mais tempo para se dedicar ou não estudam dependendo de um único edital. Nesses cursos, existe carga-horária dedicada à teoria e à resolução de exercícios. Esses preparatórios tratam das disciplinas que mais caem nos concursos públicos e que formam uma base sólida para o aluno especialista.

E você, a que grupo pertence? Como organiza a sua rotina de estudos? Deixe o seu comentário.

Esse post foi publicado em Vida de Concurseiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s