5 dicas para ser mais efetivo nos estudos para concurso público

Quer conquistar uma vaga no serviço público? Então, foque nos estudos. Mas programe-se para isso. De nada adianta sair estudando um pouco de cada coisa se você não sabe o que cai na prova e se não conseguir estudar todas as disciplinas necessárias. Quer deixar os estudos ainda mais eficientes? Confira nossas dicas!

5 dicas para ser mais efetivo nos estudos para concurso público

1 – Defina cargos e concursos

A primeira coisa a fazer é saber para qual cargo você quer concorrer. Só assim será possível pesquisar as matérias que você terá que estudar. O ideal é focar em um concurso apenas, mas caso queira tentar mais de um, procure cargos que exijam conhecimentos semelhantes. Por exemplo, se você prestar uma prova para auxiliar administrativo que pede português, matemática, conhecimentos gerais e um pouco de legislação, procure outros editais com vagas para cargos que peçam matérias parecidas com isso.

2 – Leia os editais

Depois de decidir quais os concursos, leia seus respectivos editais com atenção. Se ainda não foram lançados, pegue editais anteriores, que servirão como base para você saber o que estudar. Separe material de estudo e, caso prefira, compre apostilas específicas.

3 – Programe seus horários

Faça um horário pessoal e encaixe os momentos de estudo nele. Distribua as disciplinas durante a semana e deixe algumas horas só para a resolução de exercícios. Aproveite e separe um cantinho mais calmo da casa com uma mesa e seus materiais, para que você possa se concentrar.

Tenha cuidado na hora de dividir as disciplinas. Algumas têm pouca coisa para ser estudada e precisarão de menos tempo. Já outras têm o conteúdo extenso e precisarão de mais dedicação. Divida as horas da sua semana pensando nisso. Sempre deixe uns minutinhos de descanso a cada duas horas para poder relaxar um pouco e tomar um café ou lanchar.

4 – Conheça a banca

Estudar bastante é essencial, mas se você não conhecer a banca, pode se complicar na hora de fazer a prova. Por isso, veja quem é a organizadora do concurso pretendido e procure na internet provas dessa mesma banca e cargos semelhantes ao seu. Baixe as provas e faça todos os exercícios.

Caso queira treinar, o que é ótimo, separe uma tarde, pegue uma prova que você ainda não tenha estudado e que seja da mesma banca e faça como se fosse o dia do concurso: cronometre o tempo, concentre-se e responda todas as questões. Isso vai ajudar você não só a conhecer a banca, mas a aprender a administrar o tempo da prova, permitindo que faça todas as questões com calma e tenha um bom aproveitamento.

5 – Busque foco e motivação

Estudar depois de um dia cansativo de trabalho nem sempre é fácil. Por isso, se bater o desânimo, é importante que você pense no motivo que faz você estudar. É para conquistar a estabilidade? Um salário melhor? Um emprego perto da sua casa? Não importa qual o motivo; o importante é sempre focar nele e nunca deixar de estudar.

Qual o concurso que você quer prestar? Já começou a se preparar? Conte para a gente nos comentários! 

Esse post foi publicado em Vida de Concurseiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s