Questão Desafio: Português (Facebook – 27/03)

(FCC/TRT-24ª região/ Analista Judiciário/Especialidade Engenharia/2011) Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

(A) Se as leis da religião, pretendem levar o indivíduo ao exercício da bondade, o desígnio das leis civis em qualquer sociedade, é contribuir para o bem de todos não importando a religião que cada um professe, ou deixe de professar.
(B) Se as leis da religião pretendem levar o indivíduo, ao exercício da bondade, o desígnio das leis civis em qualquer sociedade é contribuir para o bem de todos não importando a religião, que cada um professe ou deixe de professar.
(C) Se, as leis da religião pretendem levar o indivíduo, ao exercício da bondade, o desígnio das leis civis em qualquer sociedade é: contribuir para o bem de todos, não importando a religião que cada um professe, ou deixe de professar.
(D) Se as leis da religião pretendem levar o indivíduo, ao exercício da bondade, o desígnio das leis civis, em qualquer sociedade, é contribuir para o bem de todos; não importando a religião que, cada um, professe ou deixe de professar.
(E) Se as leis da religião pretendem levar o indivíduo ao exercício da bondade, o desígnio das leis civis, em qualquer sociedade, é contribuir para o bem de todos, não importando a religião que cada um professe ou deixe de professar.

Resposta: E

Comentários da professora Mercedes Bonorino:

a) Errada. Não pode haver vírgula entre sujeito e predicado. Deve haver vírgula separando a oração subordinada reduzida de gerúndio (“, não importando…”) da oração principal.

b) Errada. Não pode haver vírgula entre o verbo e seus complementos (no caso o objeto indireto “ao exercício da bondade”). Deve haver vírgula separando a oração subordinada reduzida de gerúndio (“, não importando…”) da oração principal. Não pode haver vírgula entre a oração principal e a oração subordinada adjetiva restritiva (“que cada um professe…”).

c) Errada. Não pode haver vírgula entre o conectivo (conjunção SE) e o início da oração subordinada que ele encabeça. Não pode haver vírgula entre o verbo e seus complementos (no caso o objeto indireto “ao exercício da bondade”). Os dois-pontos após o verbo “é” também está errado. Uma solução para manter esta pontuação seria: “… em qualquer sociedade, é esta: contribuir para o bem de todos.”

d) Errada. Não pode haver vírgula entre o verbo e seus complementos (no caso o objeto indireto “ao exercício da bondade”). Também as vírgulas do trecho: “que, cada um, professe” estão erradas, pois não pode haver vírgula entre o pronome relativo e o termo seguinte da oração e também não pode haver vírgula entre o sujeito (“cada um”) e o predicado (“professe”). Para terminar, não pode haver ponto-e-vírgula separando a oração subordinada reduzida de gerúndio (“não importando…”) da oração principal. O ponto-e-vírgula é pontuação típica de orações coordenadas.

e) Certa!!

Observação: a vírgula antes do conectivo alternativo “OU” nas alternativas (A) e (C) é opcional, como confirma a maioria dos gramáticos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Questões Desafio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s