Questão Desafio: Português (Facebook – 01/03)

(FEPESE/CELESC/Advogado/2011)
“Quando se fala em qualificação profissional, a primeira idéia que vem à cabeça da maioria das pessoas é a preparação para que os trabalhadores passem a lidar com máquinas tecnologicamente cada vez mais sofisticadas. Mas sindicados, empresas e governo estão preocupados não só com esse tipo de formação para os trabalhadores, mas com o uso de uma ferramenta antiga e aparentemente muito mais simples: a linguagem.

A mudança no perfil laboral torna cada vez mais importante que um profissional, mesmo em atividades de baixa complexidade, tenha capacidade de compreender com clareza as instruções que recebe, transmitir suas experiências aos colegas e relatar aos seus superiores hierárquicos as situações que enfrenta.

Geralmente, numa situação de altos índices de desemprego os trabalhadores sentem necessidade de aprimorar a sua formação para obter um posto de trabalho. As empresas buscam os mais qualificados em cada categoria e excluem os que não se encaixam no perfil pretendido.”

Leonardo Fuhrmann: No canteiro de obras (adapt.). In: Língua portuguesa, São Paulo: Editora Segmento, outubro de 2011, p. 23.

Assinale a alternativa correta:

A) Na última frase do 1º parágrafo, a expressão “a linguagem” atua como sujeito.

B) O verbo transmitir (2º parágrafo) é transitivo direto e indireto, como relatar (2).

C) Em “para que os trabalhadores passem a lidar” (1º parágrafo) e “tenha capacidade de compreender” (2º), as formas verbais encontram-se no pretérito imperfeito do indicativo.

D) Em “os trabalhadores sentem necessidade/de aprimorar/a sua formação” (3º parágrafo), os termos sublinhados são, respectivamente, objeto direto/objeto indireto/complemento nominal.

E) Em “necessidade de aprimorar a sua formação” (3º parágrafo), substituindo-se a forma verbal sublinhada por visar, a expressão a sua obrigatoriamente receberá acento indicativo de crase (visar à sua).

Resposta: B

Comentários da professora Mercedes Bonorino:

a) ERRADA. A função é de aposto.

b) CERTA. Verbos “transmitir” e relatar” são do mesmo campo semântico e possuem a mesma regência verbal: VTDI. Assim: transmitir suas experiências aos colegas (VTDI + OD + OI) e = estabelece o paralelismo entre as orações relatar aos seus superiores hierárquicos as situações que enfrenta. (VTDI + OI + OD) É por este motivo que estas orações podem estar em paralelismo sintático, ligadas pela conjunção aditiva E.

c) ERRADA. Os verbos estão no presente do subjuntivo: “para que os trabalhadores passem…” – PRESENTE DO SUBJUNTIVO “para que os trabalhadores passassem…” – PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO Note ainda a presença da conjunção subordinada final “para que” que inicia oração com verbo no subjuntivo.  “tenha capacidade de compreender” – PRESENTE DO SUBJUNTIVO “tivesse capacidade de compreender” – PRESENTE DO SUBJUNTIVO

d) ERRADA.  os trabalhadores sentem necessidade de aprimorar a sua formação  sujeito VTD “necessidade” – núcleo do OD “de aprimorar” – Complemento nominal (complemento de um nome abstrato derivado de verbo cujo complemento NÃO é agente da ação)

e) ERRADA. Apesar de o verbo “visar” ser VTI com preposição “a” obrigatória, o pronome possessivo “sua” permite crase opcional/facultativa. Assim: “necessidade de visar a/à sua formação”, com crase facultativa

Esse post foi publicado em Questões Desafio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário