Questão Desafio: Português (Facebook – 22/02)

(FEPESE/COMCAP/Técnico Administrativo/2012) Em “porque ela é educada, veste-se bem”, o se é pronome reflexivo. Assinale a alternativa com a frase em que o se tem a mesma classificação.

a) Necessita-se de amor e paz.
b) Arnaldo se julga expert em amor.
c) Não sei se você me compreende.
d) Foram-se os melhores dias do ano!
e) Aqui se aluga um coração solitário.

Resposta: B

Comentários da professora Mercedes Bonorino:

Questão importante, pois trabalha as várias possibilidades do pronome SE – assunto “top” nos concursos. Gostaria de aproveitar a questão e fazer um comentário.

Morfologicamente, a partícula SE é pronome oblíquo átono – sempre. Sintaticamente, ela pode desempenhar várias funções na oração:
1) objeto direto/indireto (o pronome torna-se reflexivo, na voz reflexiva);
2) pronome apassivador (na voz passiva);
3) índice de indeterminação do sujeito (na voz ativa);
4) parte integrante do verbo (nos verbos chamados “pronominais” que já se conjugam com ela – suicidar-se, referir-se, queixar-se, por exemplo);
5) partícula expletiva (desnecessária, com caráter unicamente de reforço).

Não confundamos estes casos acima descritos com a conjunção subordinada SE – conectivo típico tanto das orações subordinadas substantivas (conjunção integrante) e das orações subordinadas adverbiais condicionais (conjunção condicional).

Veja comentário de cada item: “…veste-se bem…” A regência do verbo “vestir” é bastante variável: vestir algo (VTD)/ vestir-se com algo/ vestir-se de algo entre outras possibilidades. Neste caso, é VTD: alguém veste a si próprio. Portanto, o SE é pronome reflexivo com função de OD.
a) Necessita-se de amor e paz. Verbo “necessitar” é VTI (sempre a 3ª pessoa do singular) SE: índice de indeterminação do sujeito
b) Correta: Arnaldo se julga expert em amor. A regência do verbo “JULGAR” é: “quem julga, julga alguém”. Neste caso, é VTD: alguém julga a si próprio. Portanto, o SE é pronome reflexivo com valor de OD.
c) Não sei  se você me compreende.  1ª oração conjunção subordinada integrante 2ª oração;
d) Foram-se os melhores dias do ano! Verbo “ir” é VI. O SE é pronome ou partícula expletiva ou de realce. Esse elemento de mero reforço ocorrerá geralmente com verbo intransitivo com sujeito claro apenas para reforçar a ideia do verbo.ce) Aqui se aluga um coração solitário. Verbo “alugar” é VTD. Assim, a expressão “um coração solitário” é sujeito passivo. SE: partícula apassivadora

Anúncios
Esse post foi publicado em Questões Desafio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s