Questão Desafio: Português (Facebook – 13/02)

(FEPESE/Prefeitura de Baln. Camboriú/Médico/2011) Leia a frase abaixo, do economista Stephen Kanitz.

“Eu cometo vários erros de português a cada artigo que escrevo, só que erros de português não matam seres humanos, a não ser os meus professores de português que morrem de vergonha. Pense nos erros que você comete na sua profissão. Pense no número de pacientes que um médico atende numa carreira. Ele é processado, e você não. Temos o direito de processar nossos médicos, só porque escolheram uma profissão que salva vidas, e nós pobres mortais não?”
Adapt. de Erros médicos, in http://www.escolasmedicas.com.br/ art_det.php?cod=230.

Assinale a alternativa correta:

A) Apesar de constituir um aposto, a expressão “pobres mortais” está correta, sem vírgulas.
B) A oração “que morrem de vergonha” deve ser antecedida por vírgula; “os meus professores” já delimita o universo a que a frase se refere, que é uma subordinada adjetiva explicativa.
C) Depois de “Eu” deveria haver uma vírgula, para enfatizar o sujeito da oração.
D) A oração “que morrem de vergonha” não deve ser antecedida por vírgula. Nem todos os professores de português do autor morrem de vergonha com os erros que ele comete; a oração é uma subordinada adjetiva restritiva.
E) Para melhor compreensão da frase, deveria haver ponto, e não vírgula, depois de “escrevo” e de “processar nossos médicos”.

Correta (B)

Comentários da professora Mercedes Bonorino:
A) Errada. O texto está com pontuação errada neste caso, pois o aposto explicativo deve sempre estar separado por pontuação (vírgula, travessões)
B) Certa. Realmente. Sem vírgulas dá a impressão – não lógica – de que o autor possui mais de um professor de português e nem todos morrem de vergonha, apenas um deles. O mais plausível é pensar em um professor e este tem vergonha. Assim, o mais correto seria estar entre vírgulas como uma adjetiva explicativa. De fato, o universo “dos meus professores” deixa claro que todos morrem de vergonha!
C) Nunca vírgula entre sujeito e verbo!
D) Veja explicação do item (B)
E) Errada. Na verdade, na primeira opção seria possível a troca por ponto final. Mas na segunda opção, não. Veja como ficaria sem coesão: “Temos o direito de processar nossos médicos. Só porque escolheram uma profissão que salva vidas…”

Anúncios
Esse post foi publicado em Questões Desafio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s