12º Simuladinho Comentado RD!

Olá pessoal! Abaixo estão os gabaritos comentados das questões publicadas no facebook, na segunda-feira (31/12/12):

Simuladinho Comentado RD 01/2013

 QUESTÕES DE INFORMÁTICA (31/12/12) – PROFESSOR SYLVIO RODRIGUES

QUESTÃO 1. (CESGRANRIO/2012 – PETROBRAS – Tec Manutenção) Um texto digitado no aplicativo Word 2003 pode ser salvo pelo comando Salvar como…, além do seu formato original(Documento do Word), como um(a)

(A) Arquivo do Microsoft Access

(B) Documento do Windows Media Player

(C) Apresentação do Microsoft PowerPoint

(D) Planilha do Microsoft Excel

(E) Página da Web de Arquivo Único

Resposta: alternativa E

Comentário: O formato página da Web de Arquivo Único (.mhtml), bem como .html é utilizado para salvar um documento do word para que o mesmo possa ser aberto em um navegador, como o Internet Explorer por exemplo. No Microsoft Word 2010 vale ressaltar que é possível salvar em um novo formato de arquivo para a internet , o .xml. Outro formato que só possui no Word 2010 é o .XPS e o .PDF (formatos de arquivos não facilmente editáveis). Porém no Microsoft Word não é possível salvar nas extensões mencionadas nas outras alternativas.

_____________________________________________________

QUESTÃO 2. (CESPE/2012 – TJ-RR-TÉCNICO) Somente a partir da versão 2010 do Microsoft Office tornou-se possível gravar arquivos no formato aberto (padrão ODT) no Word.

Resposta: Errado

Comentário: A versão 2007 SP2 do Microsoft Word já permitia gravar no formato ODT. O formtado .ODT é a extensão padrão do editor de texto do BrOffice.org WRITER. Vale ressaltar que o Microsoft Word 2010 e o BrOffice.org WRITER salvam e abrem arquivos um do outro. Ou seja, se estou no Microsoft Word 2010 e tenho um arquivo do editor WRITER, vou conseguir abrir normalmente.

_____________________________________________________

QUESTÃO 3. (COPERVE/2011 – UFSC – Adm de Edifícios)Considere as seguintes afirmativas relativas ao uso do Microsoft Word 2007.

I – A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é uma pequena área na parte superior esquerda da Faixa de Opções e contém os itens usados com frequência tais como Salvar, Desfazer e Repetir.

II – O recurso de Ligação de Dados nos fornece um modo de criar modelos de documentos que possuam conexões em tempo real com fontes externas de informação.

III – Nos documentos criados podem ser adicionadas Assinaturas Digitais para auxiliar outras pessoas a verificarem que o conteúdo não foi alterado desde quando ele foi publicado.

IV – Permite salvar documentos como arquivos PDF (PortableDocumentFormat) ou XPS (XML PaperSpecification).

V – O Word XML é um formato de arquivo comprimido e segmentado, que proporciona redução significativa no tamanho dos arquivos e ajuda a garantir que arquivos danificados possam ser facilmente recuperados.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.

A ( ) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

B ( ) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.

C ( ) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

D ( ) Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.

E ( ) Todas as afirmativas estão corretas.

Resposta: alternativa E

Comentário: Inicialmente vale reiterar que essa questão também é valida para o Word 2010.

I – CORRETO. Essa barra também pode ser mostrada logo abaixo da faixa de opções e pode ser personalizada, adicionando ou removendo botões para facilitar a aplicação dos recursos do Word.

II – CORRETO. O novo recurso Ligação de Dados no Microsoft Office Word 2007 fornece um modo de criar modelos de documentos que possuam conexões em tempo real com fontes externas de informação. Ao vincular conteúdos de documentos a fontes XML, os documentos estarão conectados a informações importantes de negócios. Quando você utilizar o recurso Ligação de Dados com os novos Formatos XML do Word, será possível atualizar facilmente o armazenamento de dados XML (armazenado no arquivo do Word) de forma a assegurar que o conteúdo do documento do Word esteja atualizado. A integração do XML pela Ligação de Dados ajuda a garantir que as organizações possam criar e implantar modelos de documentosestruturados em seus documentos, sem a necessidade de fazer pesquisas extensas em aplicações externas.

III – CORRETO. O Microsoft Office Word 2007 ajuda você a fornecer uma assinatura digital que permite que outros usuários saibam que o documento não foi modificado desde que você o criou. Uma linha de assinatura pode ser adicionada em cada documento a fim de exigir uma assinatura digital para os documentos editados pelos outros usuários. As pessoas que leem documentos assinados digitalmente podem verificar facilmente se o documento não foi alterado desde quando ele foi assinado.

IV –CORRETO. Às vezes pode ser conveniente salvar os arquivos para que eles não sejam modificados, porém, mantendo a facilidade de compartilhamento e impressão. Para isso utilizamos as extensões XPS ou PDF.

V – CORRETO. O novo Formato XML do Word é um formato de arquivo compacto e robusto que oferece tamanhos menores de arquivo e recuperação aprimorada para documentos corrompidos.

_____________________________________________________

QUESTÃO 4. (FAURGS/2012 – TJ – RS- CARGO 01 – ANALISTA JUDICIÁRIO – CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – ÁREA JUDICIÁRIA) O MS-Word possui o recurso de estilo que permite que se definam diversas formatações em um estilo.  Qual recurso de formatação NÃO pode ser colocado em um estilo?

(A) Controle de linhas órfãs/viúvas.

(B) Estilo da fonte como Negrito e Itálico.

(C) Paradas de Tabulação.

(D) Idioma do texto para fins de verificação ortográfica.

(E) Formatação de Maiúsculas e minúsculas.

Resposta: alternativa E

Comentário: Um estilo é um conjunto de características de formatação que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas de seu documento para alterar rapidamente sua aparência. Ao aplicar um estilo, você aplica um grupo inteiro de formatos em uma simples operação. Formatação de Maiúsculas e minúsculas não é possível configurar em um estilo e sim o efeito de fonte chamado Todas em Maiúsculas.

_____________________________________________________

QUESTÃO 5. (FEPESE/2012 – FCEE – Administrador) Analise a figura abaixo:

1

Assinale a alternativa que corresponde corretamente todas as opções exibidas para Proteger Documento no Windows Word 2010:

a. ( ) Marcar como Final; Criptografar com Senha.

b.( ) Inspecionar Documento; Verificar Acessibilidade; Verificar Compatibilidade.

c. ( ) Restringir Permissão por Pessoas; Criptografar com Senha.

d. ( ) Restringir Edição; Adicionar uma Assinatura Digital.

e. ( ) Marcar como Final; Criptografar com Senha; Restringir Edição; Restringir Permissão por Pessoas; Adicionar uma Assinatura Digital.

Resposta: alternativa E

Comentário: É valido conhecer os outros botões que estão na opção Informações da Guia Arquivo do Word 2010. Veja:

Verificando Problemas: Inspecionar Documento, Verificar Acessibilidade e Verificar Compatibilidade.

Gerenciar Versões: Recuperar Documentos não salvos.

_____________________________________________________

QUESTÃO 6. (CESPE/2011 – SESA-ES) No MS Excel, um conjunto de planilhas é denominado pasta de trabalho, não havendo possibilidade de as planilhas de uma mesma pasta de trabalho, geralmente constituídas de tabelas com cálculos diversos, serem salvas individualmente, isto é, ao se salvar uma planilha de determinada pasta de trabalho, todas as planilhas dessa pasta serão salvas.

Resposta: alternativa E

Comentário: No MS Excel, a planilha corresponde às páginas disponíveis ou criadas para uso dentro de um arquivo do Excel. A pasta de trabalho é o nome do arquivo propriamente dito. Ao se salvar um arquivo, salvam-se todas as planilhas nele contidas. No Excel ou no Calc, o arquivo é chamado de pasta de trabalho.

_____________________________________________________

QUESTÃO 7. (CESGRANRIO/2012 – PETROBRAS – Tec Exploração Petróleo)Um dos usos mais comuns de uma planilha eletrônica é para o cálculo de funções estatísticas básicas. Usando-se o Microsoft Excel 2010, versão em português, qual a fórmula que calcula a média dos valores maiores que zero, entre 10 números colocados na coluna A, entre as linhas 1 e 10, inclusive?

(A) =MÉDIA(A1:A10;”>0”)

(B) =MÉDIASE(A1:A10;”>0”)

(C) =SE((A1:A10)>0;MÉDIA(A1:A10))

(D) =SE(MÉDIA(A1:A10)>0;MÉDIA(A1:A10))

(E) =SOMA(A1:A10)/CONT.NÚM(A1:A10)

Resposta: alternativa B

Comentário: Excel 2003 e CALC não possuem a função MÉDIASE (Retorna a média -média aritmética- de todas as células em um intervalo que satisfazem um determinado critério).

_____________________________________________________

QUESTÃO 8. (FAURGS/2012 – TJ – RS- CARGO 01 – ANALISTA JUDICIÁRIO – CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – ÁREA JUDICIÁRIA) Considere a planilha MS-Excel abaixo.

2Deseja-se obter, na célula D2, a data completa no formato DD/M/AAAA. Os dados de dia, mês e ano estão distribuídos nas células A2, B2 e C2, respectivamente.

Para tanto, qual a função a ser digitada na célula D2?

(A) =DATA(C2/B2/A2)

(B) =DATA(A2;B2;C2)

(C) =DATA(C2;B2;A2)

(D) =DATA.VALOR(C2;B2;A2)

(E) =DATA.VALOR(A2;B2;C2)

Resposta: alternativa C

Comentário: A função DATA possui a seguinte sintaxe:DATA(ano;mês;dia) para que fique no formatoDD/M/AAAA. Sendo assim a única alternativa correta é a letra C. A função DATA.VALOR converte uma data armazenada como texto em um número de série que o Excel reconhece como data. Por exemplo, a fórmula =DATA.VALOR(“1/1/2008”) retorna 39448, o número de série da data 1/1/2008.

A função DATA.VALOR é útil nos casos em que uma planilha contém datas em um formato de texto que você deseja filtrar, classificar ou formatar como datas ou usar em cálculos de data.

_____________________________________________________

QUESTÃO 9. (FCC/2010 – SEFAZ-SP – Téc da Fazenda Estadual) A função SOMASE do Microsoft Excel soma células especificadas por um determinado critério.

Sobre esta função, apresentam-se abaixo sintaxe e comentário.

Sintaxe:

SOMASE(intervalo;critérios;intervalo_soma)

Resposta: alternativa B

Comentário: As células em intervalo_somasão somadas somente se suas células correspondentes em intervalo coincidirem com os critérios estipulados.

Considere os seguintes valores para as células dos intervalos A1:A5 e B1:B5

3

O resultado da célula que contém a fórmula

=SOMASE(A1:A5;”< 0″;B1:B5) é

(A) −5.

(B) 35.

(C) −40.

(D) −25.

(E) 25.

Comentário: A função SOMASE serve para somar os valores em um intervalo que atendem aos critérios que você especificar. Nesse caso foi especificado para aplicar os critérios a um intervalo (A1 até A5) e somar os valores correspondentes em um intervalo correspondente (B1 até B5). Sendo assim devem ser somados os valores de B1 com B4 que são os correspondentes dos valores das células de A1 até A5 que são menores que 0.

_____________________________________________________

QUESTÃO 10. (FEPESE/2012 – FCEE – Administrador)Considere a figura abaixo retirada de uma plani­lha do Microsoft Excel 2010:

4

Assinale a alternativa que indica corretamente o Minigráfico aplicado nas células D2, D3 e D4:

a. ( ) Minigráfico de Coluna.

b. ( ) Minigráfico de Área.

c. ( ) Minigráfico de Barra.

d. (  ) Minigráfico de Linha.

e. ( ) Minigráfico de Ganhos / Perdas.

Resposta: alternativa D

Comentário: Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos para mostrar tendências em uma série de valores, como aumentos ou reduções sazonais, ciclos econômicos, ou para destacar valores máximos e mínimos. Posicione um minigráfico ao lado de seus dados para causar maior impacto.

Para criar um minigráfico siga esses procedimentos: Selecione uma célula ou grupo de células vazio no qual deseja inserir um ou mais minigráficos. Na guia Inserir, no grupo Minigráficos, clique no tipo de minigráfico que deseja criar: Linha, Coluna ou Ganho/Perda. Nessa questão foi o utilizado o de Linha, como mostrado na figura.

Esse post foi publicado em Questões Desafio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s