10º Simuladinho Comentado RD!

Olá pessoal! Abaixo estão os gabaritos comentados pelos professores referente as questões publicadas no facebook na segunda-feira (17/12/12):

Simuladinho Comentado RD 10/2012

QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO (17/12/12) – PROFESSOR SILMAR NECKEL

QUESTÃO 1. Sobre o modelo de Administração Pública Burocrática, é correto afirmar que:

a) pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.

b) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle de procedimentos.

c) prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.

d) preza os princípios de confiança e descentralização da decisão, exige formas  flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas e descentralização de funções.

e) o administrador público prega o formalismo, o rigor técnico e preocupa-se em oferecer serviços, e não em gerir programas.

Resposta: Alternativa B

Comentário: Questão retirada do texto de José Matias Pereira. Disponível em: https://bvc.cgu.gov.br/bitstream/123456789/3066/1/reforma_estado_tranparencia_democracia.pdf

Assertiva a) está errada. Trata aqui da definição da Administração Pública Gerencial.

Assertiva b) está correta. Transcrita literalmente do texto. (alínea 3 do tópico 2.2, .p15)

Assertivas c) e d) estão erradas. Tradam aqui da Administração Pública Gerencial.

Assertiva e) está errada. A preocupação da burocracia está nos processos, nos meios e não no fim, na gestão do programa portanto e não na oferta do serviço. A Administração Pública Gerencial que preocupa-se em oferecer serviços, e não em gerir programas.

________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2. Sobre o tema governo eletrônico e transparência’, é correto afirmar:

a) para uma maior transparência dos governos, é necessário que as informações estejam disponíveis em linguagem acessível, para entendimento do público em geral.

b) em regiões com altos índices de exclusão digital, é justificável a pouca transparência dos governos locais.

c) como instrumento efetivo para uma melhor governança, a simples implementação do governo eletrônico garante maior eficiência e transparência.

d) quanto maior é a oferta de serviços on-line disponibilizados ao cidadão, maior é a transparência dos atos públicos.

e) a dimensão tecnológica é mais importante que a político-institucional para definir em que medida um governo eletrônico pode ser mais ou menos transparente.

Resposta: Alternativa A

Comentário:Resposta certa: Assertiva a)

b) a exclusão digital não se relacione diretamente com a capacidade de um governo ser transparente. O número de pessoas que frequenta um determinado website ou que tenha acesso aos meios eletrônicos não está obviamente relacionado com sua transparência.

c) e d) Não podemos negar que a implantação de um programa de governo eletrônico e a consequente oferta de serviços on-line aos cidadãos irão trazer uma série de benefícios diretos (desde a simplificação dos atos administrativos até a facilitação da prestação de serviços públicos). Porém, apesar de ser um instrumento efetivo para a governança, a sua simples implementação e oferta não garante maior eficiência e transparência.

e) A questão tecnológica não é a mais importante para a transparência dos atos públicos. Ela apenas oferece suporte para que a dimensão político-institucional, fator mais importante, defina em que medida o governo eletrônico será mais ou menos transparente, e com isso cria condições para efetivar práticas de responsabilização dos governantes.

________________________________________________________________

QUESTÃO 3. A análise da evolução da administração pública brasileira, a partir dos anos 1930, permite concluir acertadamente que:

a) com o Estado Novo e a criação do DASP, a admissão ao serviço público passou a ser feita exclusivamente por meio de concurso público, sendo descontinuadas as práticas do clientelismo e da indicação por apadrinhamento.

b) a reforma trazida pelo Decreto-Lei n. 200/67 propugnou pela descentralização funcional do aparelho do Estado mediante delegação de autoridade aos órgãos da administração indireta para a consecução de muitas das funções e metas do governo.

c) a partir de meados do século XX, com o desenvolvimentismo, deu-se a ampliação e a consolidação da administração direta, principal gestora das políticas públicas implementadas pela administração indireta.

d) a partir dos anos 1980, dadas a falência do estado do bem-estar social, a crise fiscal e a redemocratização, as reformas do aparelho do Estado passaram a seguir uma estratégia única e homogênea.

e) os ’50 Anos em 5′ e a construção de Brasília, no período JK, representaram a pedra fundamental do que viria a ser a adoção do gerencialismo no serviço público.

Resposta: Alternativa B

Comentário:Assertiva a) está errada. Apesar de que a Constituição de 1934 tenha nos trazido a exigência do concurso para investidura em cargos públicos, a sua adoção acabou sendo aos poucos, de forma gradativa e o clientelismo e o apadrinhamento continuaram fortes. Ainda hoje temos os cargos comissionados que continuam com a mesma prática.

Assertiva b) está correta. Para Bresser Pereira o aspecto mais marcante da Reforma Desenvolvimentista de 67 foi a desconcentração para a administração indireta, particularmente para as fundações de direito privado criadas pelo Estado, as empresas públicas e as empresas de economia mista, além das autarquias, que já existiam desde 1938.

Assertiva c) está errada. Pelo contrário. Nós observamos o crescimento e ampliação da administração indireta com a com a promoção da descentralização como estratégia, transferindo atividades de produção de bens e serviços para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista e criação de regras mais flexíveis. Isso ocorreu tanto com JK quanto com a Ditadura de 64.

Assertiva d) está errada. As reformas vão seguir caminhos distintos. Enquanto que a CF88 representou um retrocesso burocrático, um engessamento, Collor buscou reduzir o Estado, Itamar foca ainda na burocracia, FHC e Lula praticam o gerencialismo.

Assertiva e) está errada. JK falava em desburocratização mas não se tratava de adotar uma outra forma de governo e sim questionar a atual. O a pedra fundamental do gerencialismo se deu com o DL200 de 67.

_______________________________________________________________________________

QUESTÃO 4. Um planejamento é estratégico quando se dá ênfase ao aspecto:

a) de longo prazo dos objetivos e à análise global do cenário.

b) de prazo emergencial dos objetivos e à análise global do cenário.

c) de longo prazo dos objetivos e à análise da situação passada.

d) de médio prazo dos objetivos e à análise da situação atual.

e) de urgência dos objetivos e à análise da situação futura.

Resposta: Alternativa A

Comentário: Ao realizarmos o planejamento de uma organização, estaremos planejando em três níveis diferentes:

– no nível estratégico (ou institucional) consideraremos as ações globais, internas e externas, alinhadas no longo prazo;

– no nível tático (ou intermediário) trataremos de ações departamentalizadas para o médio prazo;

– no nível operacional serão estabelecidas as ações pontuais e sempre no curto prazo.

Logo, nossa resposta é a assertiva a).

________________________________________________________________

QUESTÃO 5. Assinale a opção correta.

a) As eleições e o voto são mecanismos de accountability horizontal.

b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governança.

c) Sem legitimidade, não há como se falar em governabilidade.

d) Instâncias responsáveis pela fiscalização das prestações de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical.

e) Uma boa governabilidade garante uma boa governança.

Resposta: Alternativa C

Comentário:Assertiva a) está errada. As eleições são uma forma de accountability vertical. A saber:

 – Accountability horizontal: exercida pelas agências controladoras.

 – Accountability vertical: entre desiguais. Voto (de baixo para cima) e controle burocrático (de cima para baixo).

 – Accountability societal: se baseia na ação de múltiplas associações de cidadãos, movimentos, ou mídia.

Assertiva b) está errada.  Ocorre o contrário. A alta demanda social por accoutability afeta positivamente a governança. De Bresser Pereira temos que: “Governabilidade e governança são conceitos mal definidos, frequentemente confundidos. A capacidade política de governar ou governabilidade deriva da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organização de implementar suas políticas”.

Assertiva c) correta portanto.

Assertiva d) está errada. Ela trata aqui da accountability horizontal.

Assertiva e) nem a governabilidade garante uma boa governança, nem a governança garante a governabilidade. Claro que se não houver governabilidade, a governança fica prejudicada e o mesmo acontecer com o inverso: sem governança, a governabilidade vai mal. Mas, havendo uma, não há garantias da existência da outra.

________________________________________________________________________________

 QUESTÕES DE INFORMÁTICA (17/12/12) – PROFESSOR SYLVIO RODRIGUES

QUESTÃO 1. (CESGRANRIO/2010 – IBGE – Agente)No Painel de Controle do Windows XP, o item Opções de Acessibilidade permite ao usuário

(A) modificar as configurações do mouse instalado no sistema, para aceitar novas opções de apontamentos.

(B) configurar recursos de utilização do sistema operacional, específicos para pessoas que possuam deficiências físicas.

(C) instalar novos drivers e recursos de componentes de hardware não inclusos na instalação original do sistema operacional.

(D) visualizar e modificar os recursos de firewall, para prevenir acessos não permitidos ao sistema operacional.

(E) controlar todos os recursos de serviços de multimídia configurados para os navegadores de internet.

Resposta: Alternativa B

Comentário: No Windows 7 seria Central de Facilidade de Acesso.

________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2. (FAURGS/2012 – TJ – RS- CARGO 01 – ANALISTA JUDICIÁRIO – CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – ÁREA JUDICIÁRIA) Considere uma infraestrutura de rede baseada em uma solução Microsoft Windows em que computadores com o sistema operacional Windows 7 são disponibilizados aos usuários. Para que esses usuários possam realizar logon, ou seja, autenticar-se através de um  nome de usuário e senha, sem necessitarem estar cadastrados localmente em cada computador, é preciso que esses computadores participem de

(A) um mesmo grupo de trabalho (workgroup).

(B) um mesmo grupo de base.

(C) um mesmo domínio.

(D) uma mesma intranet.

(E) uma mesma rede local.

Resposta: Alternativa C

Comentário: Domínios, grupos de trabalho e grupos base representam diferentes métodos de se organizar computadores nas redes. A principal diferença entre eles é como os computadores e outros recursos nas redes são gerenciados.

Os computadores de redes domésticas normalmente fazem parte de um grupo de trabalho e possivelmente de um grupo base, e os computadores de redes de local de trabalho em geral fazem parte de um domínio.

Grupo de Trabalho: Grupo de computadores que estão conectados em uma rede e compartilham recursos, como impressoras e arquivos. Quando você configura uma rede, o Windows cria automaticamente um grupo de trabalho e atribui-lhe um nome.

Grupo Base: Grupo de computadores em uma rede doméstica que podem compartilhar imagens, músicas, vídeos, documentos e impressoras.

Domínio: Coleção de computadores de uma rede que compartilham uma diretiva comum de banco de dados de segurança. Um domínio é administrado como uma unidade com regras e procedimentos comuns e cada domínio tem um nome exclusivo.

Todo computador possui um banco de dados de usuário (usuários locais). Em um grupo base ou grupo de trabalho, cada usuário precisa ter uma conta em cada computador. No domínio não, a administração é centralizada por um servidor de domínio, sendo assim os usuários são cadastrados de uma única vez e administrados por esse servidor.

________________________________________________________________

QUESTÃO 3. (FCC/2011 – Nossa Caixa Desenvolvimento – Advogado) No Windows Explorer, do Windows XP, ao se clicar com o botão direito do mouse numa mesma pasta, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito da área de trabalho, serão exibidas as mesmas opções de menu, EXCETO

a) Abrir.

b) Explorar.

c) Enviar para.

d) Criar atalho.

e) Excluir.

Resposta: Alternativa D

Comentário:

LADO ESQUERDO:                                               LADO DIREITO:

infoimg

________________________________________________________________

QUESTÃO 4. (CESPE/2012 – Câmara dos Deputados – Analista – Técnico em Material e Patrimônio) O Controle de Conta de Usuário do Windows 7 disponibiliza quatro níveis de controle ao usuário que acessa o sistema por meio de uma conta de usuário padrão.

Resposta: ERRADO

Comentário: Controle de Conta de Usuário (UAC) é um recurso do Windows que pode ajudar você a manter o controle do computador, informando-lhe quando um programa faz uma alteração que exige permissão em nível de administrador.

São 4 níveis, porém é necessário ser administrador para acessar o controle inicialmente, o que tornou a questão ERRADA.

O UAC funciona ajustando o nível de permissão de sua conta de usuário. O UAC o notificará antes que sejam feitas alterações no computador que exijam uma permissão no nível de administrador. A configuração de UAC padrão o notificará quando programas tentarem fazer alterações no computador, mas você pode controlar a frequência com que será notificado pelo UAC ajustando as configurações. Quando você precisar dar permissão ou inserir uma senha para concluir uma tarefa, o UAC enviará uma notificação com um dos quatro tipos diferentes de caixas de diálogo.

________________________________________________________________

QUESTÃO 5. (CESPE/2010 – PCES – Escrivão) Para organizar os arquivos e pastas de um computador, o Windows 7 também usa bibliotecas que podem reunir itens do próprio computador ou de um disco rígido de outra máquina.

Resposta: CERTO

Comentários: O que é uma pasta e como ela difere de uma biblioteca?

Uma pasta é um contêiner de arquivos. Todo arquivo é armazenado em uma pasta ou uma subpasta (uma pasta dentro de outra). Você pode ter acesso a todas as pastas clicando em Computador no painel de navegação (painel esquerdo) de qualquer pasta aberta.

Uma biblioteca (que só tem no Windows 7) se assemelha em alguns pontos a uma pasta. Por exemplo, ao abrir uma biblioteca, você vê um ou mais arquivos. Porém, não é possível armazenar arquivos ou pastas em uma biblioteca. Essa diferença é sutil, mas importante. Nas bibliotecas, você pode incluir pastas de diversos locais, de forma que é possível ver os arquivos em um só local. Essa é uma boa maneira de manter os arquivos organizados, para que você não precise procurar em vários locais o que deseja encontrar.

Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s