8º Simuladinho Comentado RD!

Olá pessoal! Confiram abaixo os gabaritos comentados das questões publicadas no facebook na segunda-feira (03/12/12):

Simuladinho Comentado RD 08/2012

QUESTÕES DE INFORMÁTICA (03/12/12) – PROFESSOR SYLVIO RODRIGUES

QUESTÃO 1. (IESES/2012 – CRMV-SC – AssAdm) Todos os dados e programas são decodificados em binário e armazenados em memória. A memória é medida em bytes. A quantia de 1 GB equivale a:

a) 220Bytes

b) 210Bytes

c) 230Bytes

d) 240Bytes

Resposta: Alternativa C

Comentário: Lembre-se da ordem das unidades de medidas para armazenamento em um computador (da menor para a maior): bit – Byte – KB – MB – GB – TB. Sabendo que 8 bits equivalem a 1 Byte, e que 1 KB equivalem a 1024 Bytes, temos que 1 GB = 1x1024x1024x1024 Bytes. Ou seja 210x210x210 Bytes. Então temos 230Bytes.

QUESTÃO 2. (FCC/2012 – TJ-PE – Oficial de Justiça) Periféricos mistos ou de entrada/saída são os que recebem e/ou enviam informações do e para o computador. São exemplos destes tipos de periféricos:

(A) monitor, impressora e joystick.

(B) digitalizador e mouse.

(C) modem, monitor touchscreen e drive de DVD.

(D) teclado, digitalizador e caixa de som.

(E) impressora, teclado e modem.

Resposta: Alternativa C

Comentário: Na letra A, monitor e impressora são de Saída. O joystick (controlador de jogo) é Entrada. Na letra B, digitalizador e mouse são de Entrada. Na letra D, teclado de entrada; caixa de som de saída. E finalmente na letra E temos apenas o modem que é de entrada e saída.

QUESTÃO 3. (ESAF/2006 – UNIFAP – ADMINISTRADOR-SUPERIOR) O principal componente da placa-mãe de um microcomputador é denominado de

(A) BIOS.

(B) processador.

(C) clock.

(D)chipset.

(E) cache.

Resposta: Alternativa D

Comentário: O chipset é um conjunto de circuitos integrados, uma espécie de controlador de tráfego da placa-mãe, por ele passam todos os dados e instruções e é por meio dele que todos os barramentos conseguem se interconectar. A BIOS é um Conjunto de pequenos programas (rotinas) codificados em linguagem de máquina e que executam tarefas básicas relacionadas a leitura e gravação das informações nos dispositivos gerenciadores de discos e em outros dispositivos de entrada e saída além de possibilitar a configuração de vários dispositivos nesta mesma arquitetura. O processador, clock e cache não são componentes da placa mãe.

QUESTÃO 4. (COPERVE/2011 – UFSC – Secretaria de Estado da Saúde) Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, da mais antiga para a mais recente, de padrões de placa de vídeo criados ao longo dos anos.

A( ) ISA, AGP, PCI.

B( ) PCI, ISA, AGP.

C( ) ISA, PCI, AGP.

D( ) PCI, AGP, ISA.

E( ) AGP, ISA, PCI.

Resposta: Alternativa C

Comentário: Considerando a arquitetura de computadores, ISA, PCI e AGP são classificados como barramentos.O termo barramento refere-se aos contatos físicos que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo periférico.Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre os componentes do computador. Um exemplo de barramento bastante conhecido é o USB (universal serial bus) que é um tipo de barramento usado para conectar facilmente ao computador várias categorias de dispositivos, como teclados, mouses, monitores, escâneres, câmeras e outros.

QUESTÃO 5. (CESPE/2010 – CNPQ – Analista em Ciência e Tecnologia – Assistente) Para a instalação de software em um computador, é sempre necessária a utilização de um CD-ROM contendo o(s) arquivo(s) do programa a ser instalado.

Resposta: ERRADO

Comentário: Não é sempre necessária. Os arquivos para a instalação podem ser encontrados em outras mídias, e até mesmo na internet no site do fabricante.

QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO (03/12/12) – PROFESSOR SILMAR NECKEL

QUESTÃO 1. (UFF – 2009 – UFF – Assistente Administrativo) Na realização do processo de planejamento, a definição dos objetivos é realizada através do(a):

a) estabelecimento de normas e regras;

b) alocação de recursos;

c) preparação do plano macroeconômico;

d) determinação da mão de obra necessária;

e) determinação da visão e da missão organizacionais.

Resposta: Alternativa E

Comentário: Esta questão buscou entender o processo de planejamento. Tradicionalmente temo um planejamento composto das seguintes etapas: Declaração de missão, visão, valores; análise de ambientes; definição de objetivos gerais; metas; e chegamos ao plano de ações. Logo a definição de objetivos se dá após a determinação da visão e missão e acontece de acordo com estes. Nossa resposta é a assertiva e). O “estabelecimento de normas e regras”, a “alocação de recursos”, a “preparação do plano macroeconômico” e a “determinação da mão de obra necessária” fazem parte do plano de ação definidos, portanto, depois da definição os objetivos.

QUESTÃO 2. (CESGRANRIO – 2010 – BACEN – Analista do Banco Central – Área 4) A construção de cenários é uma ferramenta útil para a análise do ambiente externo no planejamento estratégico.

PORQUE

A análise dos cenários permite à organização atuar sobre as forças que impactam suas operações.

A esse respeito conclui-se que

a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

e) as duas afirmações são falsas.

Resposta: Alternativa 

Comentário: Analisando inicialmente as assertivas de maneira isolada, temos a primeira como correta: ao criar cenários, o gestor está projetando um futuro a ser encarado pela organização e ajuda, portanto, na análise do ambiente externo.

É sabido que o foco da criação de cenários está no ambiente externo. São as oportunidades e ameaças enfrentadas pela organização. Ao tratarmos de forças, ou mesmo fraquezas, estaremos lidando com o ambiente interno, justificando assim o equívoco da segunda assertiva e classificando-a como falsa. Uma análise dos cenários não permite, por si só, que a organização atue sobre as forças que impactam suas operações, ou seja, que as influencie de alguma forma. Para considerá-la como correta, poderíamos reescrever a frase da seguinte maneira: “A análise dos cenários permite à organização atuar sobre as oportunidades que impactam suas operações”. Desta forma alternativa, teríamos a última assertiva justificando a primeira. Como não é o caso, nossa resposta é mesmo a letra c).

QUESTÃO 3. (ESAF – 2012 – R.F.B. – Analista Tributário) Selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. Objetivos estratégicos são afirmações amplas que descrevem onde as organizações desejam estar no futuro.

II. O planejamento estratégico consiste no estabelecimento de planos gerais que moldam o destino da organização.

III. O planejamento estratégico é realizado no nível operacional.

a) E – E – C

b) C – E – E

c) C – C – E

d) C – E – C

e) E – C – E

Resposta: Alternativa

Comentário: Esta questão foi cobrada na recente prova da receita federal e, juntamente com as demais de Administração, causou um certo frisson nos candidatos pela maneira peculiar de sua configuração. Para chegarmos na resposta, teríamos necessariamente que analisar todas as assertivas individualmente, sem chances de um ser inviabilizada ou descartada por outra como acontece quando temos 5 opções para escolher. Mas vamos à análise:

I -> Qualquer ação no nível estratégico envolve a organização como um todo e tem o foco no longo prazo, no futuro. Logo, a assertiva está perfeita.

II -> Assertiva correta também. As ações estratégicas não detalham como e o que deve ser feito, são decisões mais abrangente e amplas, dizendo para onde a organização deverá rumar no seu dia a dia.

III -> Planejamento estratégico é realizado no nível estratégico, no operacional realiza-se o planejamento operacional. Logo, assertiva errada.

QUESTÃO 4. (ESAF – 2012 – R.F.B. – Auditor Fiscal) Entre as opções abaixo selecione a mais correta.

a) No nível institucional o planejamento envolve a determinação de objetivos departamentais e operacionais.

b) No nível intermediário o planejamento é tático e trata da alocação de recursos.

c) No nível intermediário o planejamento desdobra estratégias em planos operacionais.

d) No nível operacional o planejamento desdobra planos operacionais em planos estratégicos.

e) No nível operacional o planejamento desdobra planos estratégicos em operacionais.

Resposta: Alternativa B

Comentário: a) No nível institucional (ou estratégico) o planejamento envolve a determinação de objetivos gerais da organização. Objetivos departamentais serão trabalhados no nível intermediário (ou tático) e os operacionais no nível técnico (ou operacional).

b) Assertiva correta.

c) No nível intermediário o planejamento desdobra estratégias gerais em planos departamentais.

d) No nível operacional o planejamento desdobra planos táticos em operacionais.

e) No nível operacional o planejamento desdobra planos táticos em operacionais. Teve uma tentativa de pegar quem não lembrava direito ao inverter o conceito da assertiva d). Mesmo assim, continua errada.

QUESTÃO 5. (FCC – 2012 – MPE-AP – Técnico Ministerial) O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento

a) Operacional.

b) Tático.

c) Estratégico.

d) Financeiro.

e) Econômico.

Resposta: Alternativa 

Comentário: Esta questão pode confundir se você acabou de fazer a anterior e viu que os recursos, lá, foram alocados no nível tático. De fato a alocação de recursos acontece também no nível tático, assim como no estratégico e até mesmo no operacional. Aqui, o avaliador situou a alocação de recursos interdepartamentais como um problema organizacional e não de departamento. Logo, pertence ao nível estratégico. Em outras palavras, teremos alocação de recursos organizacionais em departamentos no nível estratégico, alocação dos recursos departamentais em projetos no nível tático, e no nível operacional a alocação dos recursos do projeto em ações específicas. Vale lembrar que estamos tratando de recursos organizacionais, a saber: recursos financeiros, recursos humanos, recursos materiais, recursos tecnológicos…

Anúncios
Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s