3º Simuladinho Comentado RD!

Olá pessoal! Confiram abaixo os gabaritos comentados das questões postadas no facebook na última segunda-feira (29/10/12).

Fiquem de olho na nossa fanpage no facebook, na próxima segunda-feira (05/11/12) publicaremos 10 novas questões de concursos públicos.

Simuladinho Comentado RD 03/2012

QUESTÕES DE INFORMÁTICA (29/10/12) – PROFESSOR SYLVIO RODRIGUES

QUESTÃO 1. (CESPE/2012– BASA – TECNICO BANCARIO) O uso de sistemas de arquivo no padrão NTFS, em detrimento do FAT32, oferece, entre algumas vantagens na administração de dados, o suporte a arquivos que podem exceder 1terabyte de tamanho e suporte a nomes de arquivos que excedem 256 caracteres.

Resposta: Errado

Comentário: De acordo com a ajuda do Windows, não é recomendado, mesmo no sistema de arquivos NTFS, que o nome de um arquivo contenha mais do que 255 caracteres (o número de caracteres já inclui também a unidade e a pasta que o arquivo se encontra. Por exemplo: C:\PASTA\arquivo.txt contém 21 caracteres, sendo 10 do caminho e 11 do nome no arquivo.

QUESTÃO2. (CESPE/2010 – MS – Técnico de Contabilidade) No Windows, o nome de um arquivo pode conter qualquer quantidade e tipo de caractere, tais como letras, números e símbolos diversos, como / \ :<> “.

Resposta: Errado

Comentário: Não pode conter: / \| <> : “ * ?

QUESTÃO3. (CESPE/2008 – ANATEL)O Windows XP, pertencente à família de sistemas operacionais produzidos pela Microsoft, é reconhecido pela sua estabilidade e eficiência. Características como a alternância entre contas de usuários, o suporte para redes wireless e sequências rápidas de iniciação popularizaram e difundiram o uso desse compilador, apesar de a interface gráfica das versões anteriores, por seu aperfeiçoamento e simplicidade, ter sido mantida.

Resposta: Errado

Comentário: Mudanças nas interfaces gráficas é característica da Microsoft no lançamento de novas versões. As demais características estão ok!!

QUESTÃO4. (CESPE/2012– BASA – TECNICO BANCARIO) É possível definir que os arquivos do tipo .jpg sejam abertos em um programa específico e que os arquivos do tipo .gif sejam abertos por um outro programa.

Resposta: Certo

Comentário: Operação realizada por meio do Menu Iniciar -> Programas Padrão.

QUESTÃO5. (CESPE/2012 – CÂMARA DOS DEPUTADOS-CONHECIMENTOS BÁSICOS EXCETO ANALISTA) No momento da instalação do Windows 7, uma pasta denominada windows é criada automaticamente. Nessa pasta serão armazenados, por exemplo, os arquivos do sistema e os outros programas produzidos pela Microsoft, como o MS Office.

Resposta: Errado

Comentário: A pasta Windows é criada e contém os arquivos e diretórios relativos ao sistema operacional. Os programas instalados como Microsoft Office, BROffice geralmente ficam na pasta Arquivos de Programas.

QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (29/10/12) – PROFESSORA DEBORAH RICO

QUESTÃO 01. (ESAF/CGU/AFC-Administrativa/2012) A coluna I, abaixo, traz uma relação de objetos para cuja contratação a Administração Pública está obrigada a licitar. A coluna II elenca determinadas modalidades de licitação. Correlacione as colunas e ao final assinale a opção que contenha a sequência correta para a coluna I.

Coluna I Coluna II
( ) Venda de produtos apreendidos ou penhorados. (1) Concorrência.
( ) Escolha de trabalho técnico, científico, ou artístico mediante a instituição de prêmio. (2) Pregão.
( ) Para a contratação de bens ou serviços comuns. (3) Leilão.
( ) Para a concessão de direito real de uso. (4) Concurso.
( ) No caso de licitação internacional em que não haja cadastro internacional de fornecedores.

a) 1 / 2 / 3 / 4 / 1                                   b) 3 / 4 / 1 / 2 / 1

c) 3 / 4 / 2 / 1 / 1                                   d) 2 / 4 / 2 / 1 / 3

e) 4 / 3 / 1 / 2 / 2

Resposta: alternativa C

Comentário: Vejamos cada item da questão.

(   ) Venda de produtos apreendidos ou penhorados – Leilão. Este ainda pode ser usado para venda de móveis até 650.000 ou imóveis adquiridos por processo judicial ou dação em pagamento. (art. 22, §5º da lei 8666/93)

(  ) Escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante instituição de prêmio – Concurso. Será mediante instituição de prêmio ou remuneração. Nessa modalidade não importao valor, mas a natureza do objeto. (art. 22, §4º da Lei 8666/93)

(   ) Para contratação de bens e serviços comuns – Pregão. Esta modalidade não está na lei 8666/93, mas na 10.520. É possível para contratação de qualquer valor, desde que seja bem ou serviço comum. O tipo de licitação adotada nessa modalidade deve ser sempre menor preço. (Lei 10.520/2002)

(   ) Para concessão de direito real de uso – Concorrência. É a regra e nesse caso adota-se o tipo de licitação maior lance ou oferta. (art. 23,§3º da lei 8666/93)

(   ) No caso de licitação internacional em que não haja cadastro internacional de fornecedores – Concorrência. Também é possível Tomada de Preços ou Convite para licitações internacionais, desde que o órgão ou entidade possua cadastro internacional de fornecedores. (art. 23, §3º da lei 8666/93)

QUESTÃO 02. (ESAF/SMFRJ/Agente de Trabalhos de Engenharia/ 2010) Qual das seguintes modalidades de licitação não está prevista na Lei 8.666, de 1993?

a) Convite                                             b) Concorrência

c) Concurso                                           d) Consulta

e) Leilão

Resposta: alternativa D 

Comentário:  A lei 8666/93 é a principal lei das licitações e contratos e no seu artigo 22 traz as seguintes modalidades de licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão. Além de trazer tais modalidades, a referida lei dispõe que não poderão existir outras modalidades (art. 22, §8º).

No entanto, há leis mais novas e mais específicas que trazem diferentes modalidades, é o caso da Lei 10.520/2002 que regula a modalidade pregão e da Lei 9847/99que regula a modalidade consulta. Esta última é exclusiva das agências reguladoras, para bens e serviços não comuns, de todo modo não pode para engenharia civil.

QUESTÃO 03. (ESAF/SUSEP/Analista Técnico –Administração e Finanças/2010) Para tornar correta a seguinte afirmação, basta preencher as lacunas com as palavras da opção:

“Nas licitações do tipo ‘melhor técnica’, a consecução de acordo para a contratação deverá ter, como referência, o limite representado pela proposta de __________ entre os licitantes que obtiveram a valorização mínima em sua proposta __________.”

a) menor preço // técnica               b) melhor técnica // de preços

c) maior preço // de preços           d) melhor técnica // técnica

e) menor preço // de preços

Resposta: alternativa: A

Comentário: Tipo de licitação é critério de julgamento a ser adotado. De acordo com a Lei 8666/93 são tipos de licitação: menor preço, melhor técnica, técnica e preço, maior lance ou oferta.

No caso da licitação de melhor técnica, a Administração Pública dispõe no edital o preço máximo que ela pagará e os critérios detalhados para pontuação (valoração da técnica). Os licitantes devem apresentar 2 envelopes de propostas: um de técnica outro de preço. No momento do julgamento primeiro são abertos os envelopes de técnica e, então, classificadas as propostas que alcançaram valoração (pontuação) mínima exigida no edital. Na sequencia, são abertos os envelopes de preço daqueles que alcançaram valoração mínima. Então, A Administração Pública procede à negociação com os classificados, tendo como referência o limite da proposta de menor preço.  Assim, é possível, mesmo sendo licitação melhor técnica, que vença aquele que apresentou menor preço e valoração técnica mínima exigida no edital. De todo modo, o que apresentou melhor técnica tem preferência na negociação (artigo 46 da lei 8666/93)

QUESTÃO 04. (ESAF/ MPOG/ Analista de Planejamento Orçamentário/2009) No tocante ao princípio da publicidade no âmbito das licitações regidas pela Lei n. 8.666/93, assinale a modalidade de licitação em que tal princípio é garantido sem, todavia, haver publicação do instrumento convocatório no Diário Oficial da União.

a) Concorrência.                                   b) Tomada de Preços.

c) Concurso.                                          d) Leilão.

e) Convite.

Resposta: alternativa E

Comentário: Em todas as modalidades de licitação previstas na Lei 8666/93 é necessária a publicação do aviso com resumo do edital em diário de grande circulação + diário oficial (artigo 21 da lei 8666/93), a única exceção está no convite.  Nesta modalidade, devem ser convidados no mínimo três interessados e afixado em local apropriado cópia do instrumento convocatório (art. 22, §3º da lei 8666/93). De todo modo, no convite também há publicidade, afinal, o instrumento convocatório, permanece disponível afixado em local apropriado no órgão ou entidade licitante.

QUESTÃO 05. (ESAF/STN/Analista Finanças e Controle/2008) O regime jurídico dos contratos instituído pela Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, confere à Administração certas prerrogativas em relação a eles.

São prerrogativas da Administração Pública frente a seus contratos, exceto:

a) modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.

b) fiscalizar-lhes a execução.

c) aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste.

d) exigir o cumprimento do contrato, sem alteração das condições inicialmente pactuadas, independente da ocorrência de álea econômica ou administrativa.

e) rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados na lei.

Resposta: alternativa D

Comentário: Alternativa d – Havendo álea econômica/ administrativa, ou qualquer questão que gere desequilíbrio na relação contratual, deve haver alteração do contrato, de modo a garantir sempre o equilíbrio econômico financeiro inicialmente pactuado. (art. 65, II, alínea d da lei 8666/93).

As outras alternativas se referem a prerrogativas da administração nos contratos administrativos e estão dispostas no artigo 58 da lei 8666/93.

Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s