Simuladinho Comentado RD!

Olá pessoal! Conforme já noticiado aqui no blog, agora toda segunda-feira postaremos 10 questões no Facebook e o gabarito comentado aqui no blog toda sexta-feira. Acompanhe e fique por dentro!

Simuladinho Comentado RD 01/2012

QUESTÕES DE INFORMÁTICA (15/10/12) – PROFESSOR SYLVIO RODRIGUES

QUESTÃO 1 (CESPE/2012-STJ-TÉCNICO JURÍDICO) Com relação ao Windows 7, julgue o item subsequente. Ao se clicar com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e escolher a opção Propriedades, é possível, entre outras funções, personalizar o menu Iniciar.

Resposta: CERTO

Comentário: A personalização do Menu Iniciar também pode ser realizada clicando-se com o botão direito no Menu Iniciar e escolher Propriedades. Ambos acessos equivalem a acessar o item Barra de Tarefas e Menu Iniciar do Painel de Controle.

QUESTÃO 2 (CESPE/2012-STJ-TÉCNICO JURÍDICO) No Windows 7, por meio do menu Iniciar, o usuário tem acesso às impressoras cujos drivers foram instalados no computador em uso e que estão, consequentemente, disponíveis para impressão.

Resposta: CERTO

Comentário: Acesso realizado escolhendo a opção Dispositivos e Impressoras (antigo Impressoras e Aparelhos de Fax no Windows XP) do Menu Iniciar no lado direito. Os dispositivos listados incluem: Dispositivos portáteis que você carrega e ocasionalmente conecta ao computador, como celulares, players portáteis de música e câmeras digitais; Todos os dispositivos que você conecta a uma porta USB em seu computador, incluindo discos rígidos USB externos, unidades flash, webcams, teclados e mouses; Todas as impressoras conectadas ao seu computador, incluindo impressoras conectadas através de cabo USB, rede ou sem fio.

QUESTÃO 3 (CESPE/2012-STJ-TÉCNICO JURÍDICO) Com relação ao Windows 7, julgue o item subsequente. O ícone Computador, no menu Iniciar, permite ao usuário acessar a pasta de caixa postal da sua configuração de correio eletrônico.

Resposta: ERRADO

Comentário: Clicando-se com o botão esquerdo tem-se acesso ao Windows Explorer (Na pasta Computador, você pode ter acesso a locais como discos rígidos, unidades de CD ou DVD e mídia removível. Você também pode acessar outros dispositivos que podem estar conectados ao seu computador, como unidades de disco rígido externas e unidades flash USB). Clicando-se com o botão direito e escolhendo Propriedades, tem-se acesso às propriedades do Sistema (Exibe informações básicas do seu computador como Versão do sistema operacional, quantidade de memória, índice de experiência do Windows, Nome do Computador…)

QUESTÃO 4 (CESPE/2012 – TJ-RR-ANALISTA) No Microsoft Windows 7, ao se pesquisar um documento na caixa de pesquisa do menu Iniciar, são apresentados itens agrupados por categorias — tais como Documentos, Imagens ou Músicas — que facilitam a busca do documento desejado.

Resposta: CERTO

Comentário: A caixa de pesquisa do Windows 7 foi melhorada.

A caixa de pesquisa é uma das maneiras mais convenientes de encontrar algo no computador. A localização exata dos itens não importa. A caixa de pesquisa fará uma busca rápida nos programas e em todas as pastas da sua pasta pessoal (que inclui Documentos, Imagens, Música, Área de Trabalho entre outras localizações comuns). Ela também pesquisará em mensagens de email, mensagens instantâneas salvas, compromissos e contatos. Para usar a caixa de pesquisa, abra o menu Iniciar e comece a digitar. Não é necessário clicar dentro da caixa primeiro. À medida que você digita, os resultados da pesquisa são exibidos acima da caixa de pesquisa, no painel esquerdo do menu Iniciar e agrupados por categoria.

QUESTÃO 5 (CESPE/2012 – CÂMARA DOS DEPUTADOS-CONHECIMENTOS BÁSICOS EXCETO ANALISTA) No Windows 7, como forma de facilitar a pesquisa por arquivos, é permitido ao usuário editar algumas de suas propriedades. Entretanto, existem tipos de arquivo que não têm propriedades passíveis de alteração pelos usuários.

Resposta: CERTO

Comentário: As propriedades de arquivo são detalhes sobre o arquivo, como nomes de autor ou data da última modificação realizada no arquivo. Uma propriedade de arquivo conhecida são as marcas. Você pode adicionar marcas aos arquivos para facilitar sua localização. O painel de detalhes, localizado na parte inferior de uma janela de pasta, exibe as propriedades mais comuns de um arquivo. Uma maneira de encontrar arquivos rapidamente é pesquisar e filtrar por propriedade. Você também pode usar bibliotecas para organizar os arquivos por propriedade. Por exemplo, se você está na biblioteca de documentos e deseja ver primeiro os arquivos alterados recentemente, pode organizar os arquivos pela propriedade Data da modificação. Não é possível adicionar ou alterar as propriedades de alguns tipos de arquivos. Por exemplo, não se pode adicionar propriedades a arquivos TXT ou RTF nem a arquivos vitais para o sistema operacional. As propriedades disponíveis para um arquivo variam de acordo com seu tipo. Por exemplo, você pode aplicar uma classificação a um arquivo de música, mas não a um documento de texto. Algumas propriedades de arquivo (como o tamanho de um arquivo de música) não podem ser modificadas.

QUESTÕES DE PORTUGUÊS (15/10/12) – PROFESSORA MERCEDES BONORINO

 

QUESTÃO 1 (CESGRANRIO/PETROBRÁS/Administrador Jr/2010) O par de palavras que NÃO deve ser acentuado, segundo o registro culto e formal da língua, é

(A) interim – polen.

(B) itens – pudico.

(C) juizes – prototipo.

(D) economico – refem.

(E) heroi – biceps.

Resposta: alternativa (B)

Comentário:

a) ín-te-rim: todas as proparoxítonas levam acento.
-len: acentuam-se as paroxítonas terminadas em N.
b) i-tens: acentuam-se as paroxítonas terminadas em ENS.
pu-di-co: não se acentuam as paroxítonas terminadas em O.
Observação: note que as paroxítonas terminadas em N levam acento, mas não as terminadas em ENS. Assim:hífen/ hifens

pólen/ polens

Cabe ressaltar ainda que essas palavras possuem um outro plural autorizado, como proparoxítonas:

hífenes

pólenes

c) ju-í-zes: acentuam-se os hiatos formados por I ou U isolados ou seguidos de S na mesma sílaba e que formam hiato com a vogal anterior.
pro--ti-po: todas as proparoxítonas levam acento.
d) e-co--mi-co: todas as proparoxítonas levam acento.
re-fém: oxítona terminada em EM.
e) he-rói: ditongo oral aberto (ÓI) em oxítonas e monossílabos levam acento.
-ceps: acentuam-se as paroxítonas terminadas em PS.

QUESTÃO 2 (13. AOCP/ CRECI-PR/ Agente Fiscal/ 2011) Assinale a alternativa que apresenta apenas vocábulos com dígrafos.

a) Turbulência; exemplo; queda.

b) Perfeito; imóveis; europeus.

c) Despencou; credores; preços.

d) Disseminação; nesses; taxas.

e) Inflação; redução; queda.

Resposta: alternativa (A)

Comentário:

DÍGRAFO: duas letras que representam um único fonema. Pode ser dígrafos consonantais:
RR /r/ carro
CH /x/ chuva
LH /λ / molho
NH /ῆ/ unha
QU /k/ queijo
GU /g/ guerra
SS /s/ passo
SC /s/ nascer
/s/ nasça
XC /s/ exceto
XS /s/ exsudar
Dígrafos vocálicos:
AM, AN /ã/ campo, tanto
EM, EN /ẽ/ tempo, dente
IM, IN /ῖ/ rim, tinta
OM, ON /õ/ compra, contrário
M, UN /ũ / umbral, caruncho
Assim, vejamos cada alternativa da questão
a) turbulência: EN  [  /ẽ/
exemplo: EM  [  /ẽ/
queda: QU  [  /k/
b) perfeito: não há dígrafo
imóveis: não há dígrafo
europeus: não há dígrafo
c) despencou: EN  [  /ẽ/
credores: não há dígrafo
preços: não há dígrafo
d) disseminação: SS [ /s/
nesses: SS [ /s/
taxas: não há dígrafo
e) inflação: IN  [  /ĩ/
redução: não há dígrafo
queda: QU  [  /k/

QUESTÃO 3 (FEPESE/Pref. De Florianópolis/Professor/2011) As palavras brasileira, educadores e culpados são formadas pelo processo de:

A) Derivação sufixal.

B) Derivação prefixal.

C) Composição por aglutinação.

D) Composição por justaposição.

E) Composição por subordinação.

Resposta: alternativa (A)

Comentário:

brasileiraeducadores

culpados

brasil + eiraeduca + dor(e)(s)

culp + ad(o)(s)

Todas as palavras são formadas por                                 derivação sufixal.
Além de sufixos, verifica-se a presença de desinência de gênero (o) e número (s), além de vogal de ligação (e).

QUESTÃO 4 (CESGRANRIO/PETROBRÁS/Administrador Jr/2010) Transpondo-se o trecho “O futuro é construído a cada instante da vida,” (l. 1) para a voz passiva sintética, tem-se a forma verbal

(A) constrói-se.

(B) construiu-se.

(C) há de ser construído.

(D) pode ser construído.

(E) foi construído.

Resposta: alternativa (A)

Comentário:

Sujeito passivo Locução verbal Agente da passiva Adjunto adverbial
O futuro é construído ? a cada instante da vida
v. auxiliar (SER) no mesmo tempo e modo verbais do verbo principal na ativa + v.principal (no particípio) Observação: o agente da passiva está indeterminado, isto é, o agente da ação não está expresso na oração-base do enunciado. Paráfrase possível: “O futuro é construído por alguém(?) a cada instante.”

Para passar para a VOZ PASSIVA SINTÉTICA, é necessário eliminar a locução verbal (retira-se o verbo SER – auxiliar – e mantém-se o verbo principal no mesmo e tempo e modo. Acrescenta-se a ele a partícula SE (pronome apassivador). Importante notar que o sujeito passivo continua o mesmo nos dois tipos de vozes passivas: “o futuro”. Assim o verbo permanece no singular.

Verbo (VTD) Partícula apassivadora Sujeito passivo Adjunto adverbial
Constrói -se O futuro a cada instante da vida

QUESTÃO 5 (FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS) Assinale a frase que não está na voz passiva:

a)”Esperavam-se manifestações de grupos radicais japoneses de esquerda e de direita… .”

b) “Foram salvos pelo raciocínio rápido de um agente do serviço secreto… .”

c) “Vocês se dão pouca importância nessa tarefa.”

d) “Documentos inúteis devem ser queimados em praça pública.”

e) “Devem-se estudar estas questões.”

Resposta: alternativa (C)

Comentário:

Cuidado, pois nesta questão aparece a voz passiva sintética e analítica. Vejamos:
a) “Esperavam-se manifestações(…)”(“Manifestações eram esperadas …”). Voz passiva sintética com a presença da partícula apassivadora SE.
Note que toda vez que a partícula SE aparecer atrelada a um VTD é partícula apassivadora e não índice de indeterminação do sujeito.
b) Foram salvos pelo raciocínio rápido de um agente do serviço secreto… .” Voz passiva analítica (“foram salvos” – locução verbal típica de voz passiva [verbo auxiliar SER + verbo principal no particípio]
c) “Vocês se dão pouca importância nessa tarefa.”VTDI [ OI + OD

Dão (a si) + (importância)

Voz Reflexiva! Veja:Vocês (sujeito claro e agente/paciente da ação) dão importância (a si mesmos) nessa tarefa.
Portanto, a partícula SE neste caso é pronome reflexivo e tem função de objeto indireto.
d) “Documentos inúteis devem ser queimados em praça pública.” Voz passiva analítica (“devem ser queimados” – locução verbal típica de voz passiva [verbo auxiliar SER + verbo principal no particípio]
e) “Devem-se estudar estas questões(…)” Voz passiva sintética – SE – partícula apassivadora (“Estas questões devem ser estudadas…”).
Note que toda vez que a partícula SE aparecer atrelada a um VTD (verbo principal “estudar”) é partícula apassivadora e não índice de indeterminação do sujeito.
Esse post foi publicado em Institucional. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s